Da Região Metropolitana à Serra, Gravataí está na rota do turismo gaúcho

Inauguração da Av. Acimar Silva, lá no fim de 2020 pelo então prefeito Marco Alba, colocou de vez Gravataí na rota turística da região; Agora é a vez de potencializar este setor, e nessa segunda (11) será lançado o Plano Municipal de Turismo

Foto: Rafael Trajano/Arquivo Vale Notícia

Nesta segunda, 11 de abril, a Prefeitura lança o seu Plano Municipal de Turismo, elaborado em convênio com o Sebrae. Chegou a hora de explorar o potencial deste setor em nossa cidade, que entrou de vez no mapa do turismo gaúcho com uma série de investimentos desde o governo Marco Alba até então.

Em 5 de setembro de 2020, o então prefeito Marco Alba entregou à comunidade a Avenida Prefeito Acimar Silva, que liga a Freeway à RS-030, colocando de vez Gravataí na rota turística que liga a Região Metropolitana à Serra. Um mês antes, era anunciada a retirada do pedágio no KM 77 da Freeway. Gravataí se tornava um atrativo caminho para o turismo gaúcho.

Agora, para explorar ainda mais este setor potencializar empreendimentos em torno de nossa rota turística, o governo do Prefeito Zaffa apresenta nesta segunda o seu plano: trata-se de um diagnóstico, chamado Radar Turístico, que foi feito pela Unisinos e identifica as potencialidades e matrizes competitivas de Gravataí. O Plano de Turismo é construído junto à comunidade, hotéis, bares, restaurantes, sítios de lazer, entre outros empreendimentos que podem ser fomentados na área turística.

Vale destacar: de acordo com o Ministério do Turismo, em 2019, período anterior à pandemia, o setor foi responsável por 8% da economia nacional. A expectativa é de que, com a flexibilização das restrições, a área logo volte a prosperar.