Curso de Formação Continuada em Saúde da População Negra reúne mais de 100 participantes em Gravataí

A Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), concluiu o último módulo do Curso de Formação Continuada em Saúde da População Negra. Com apoio do Conselho Municipal de Saúde (CMS), a capacitação do Comitê Técnico de Saúde da População Negra reuniu mais de 100 participantes.

Com carga horária de 12h, o curso abordou questões como a Lei das Cotas, o Estatuto da Igualdade Racial, a saúde da população negra, entre outros temas.

A palestrante Nina Fola, doutoranda em sociologia, também apresentou questões para reflexão e oportunidades de intervenção social. Além disso, trabalhou assuntos como racismo  institucional, estrutural e interpessoal.

O presidente do CMS Marcelo Nascimento destacou a importância destes encontros estarem acontecendo na sede do Conselho. “Racismo é um problema de saúde e estes debates promovem o desenvolvimento de políticas públicas na educação, por meio de discussões que falem de diversidade e inclusão”, aponta.

A médica da Unidade Básica de Saúde Vila Branca Jaqueline Amaral Antunes destacou os encontros como antirracistas. Para Jaqueline, a palestra instigou o grupo a estar atento às atitudes diárias que causam sequelas físicas e psíquicas.

A Agente Comunitária em Saúde (ACS) da Unidade de Saúde da Família (USF) Itacolomi Rita de Cassia Ferreira destacou a importância de momentos e lugares de fala. “Sensibilizar as comunidades faz a diferença para todos”, afirmou.