Cuidados com a saúde garantem animação nos quatro dias de Carnaval

Confira dicas da médica do Hospital Dom João Becker, Karen Bertasso

Freepik

Está chegando a hora do Carnaval e milhares de foliões em Gravataí e em todo o Brasil se preparam para curtir o feriado prolongado com muita animação. No entanto, é importante ter cuidado para que os quatro dias de festa sejam apenas de alegria. Com medidas simples é possível aliar diversão e saúde e chegar na quarta-feira de cinzas de boa com o seu organismo.

Uma das preocupações no período de carnaval é com a alimentação e o consumo de cerveja e destilados. De acordo com Karen Bertasso, médica do Hospital Dom João Becker, deve se optar por refeições mais saudáveis, alimentando-se bem antes e após beber, recuperar o sono perdido e se manter hidratado. “De imediato o consumo em excesso de álcool pode causar desidratação e hipoglicemia, principalmente em pessoas com diabetes. É importante intercalar a ingestão de bebidas alcoólicas com água”, recomenda. Segundo Karen, até o momento não há nenhuma medicação no mercado capaz de evitar os efeitos do álcool no organismo. Ou seja, aquele famoso “tome um antes e outro depois”, não é tão eficaz quanto se propaga.

No que diz respeito à alimentação, a médica do HDJB alerta para evitar frituras e lanches gordurosos. “Além de sobrecarregar o fígado, com a digestão de alimentos ricos em gordura e a metabolização do álcool, ainda há o risco de gastroenterites agudas, seja por vírus ou bactérias, como rotavírus ou salmonela”, alerta. Karen sugere o consumo de uma refeição completa antes e outra quando sair da festa.

Para quem costuma frequentar os blocos de rua, durante o dia, outra dica importante é o cuidado com a exposição ao sol. Deve-se proteger dos raios ultravioletas com filtro solar, chapéu e óculos. Outra alternativa, segundo Karen é a utilização de roupas que protejam dos raios ultravioletas. E também consumir bastante água, pois o calor excessivo no período da tarde pode levar a desidratação.

PRUDÊNCIA – E por fim, entre as dicas para quem quer passar o Carnaval numa boa, está a prevenção contra doenças sexualmente transmissíveis. O uso de preservativo ainda é a melhor opção para proteção contra as infecções. Uma opção para evitar a AIDS é o uso da PrEP, que é a profilaxia pré-exposição para o HIV. Consiste em ingerir uma medicação para prevenir que o vírus infecte o organismo. Porém, além de apresentar efeitos colaterais, não protege contra outros tipos de IST, como gonorreia, clamídia, sífilis, entre outros. Sendo assim a médica ressalta que a prudência ainda é a grande aliada dos foliões. “Pule carnaval respeitando seus limites. Não deixe que acidentes estraguem a sua diversão nem que a ressaca atrapalhe a próxima comemoração”, finaliza.