Convenção do MDB dá o tom de como será a campanha dos pré-candidatos Marco e Patrícia Alba: força, união e construção

Discurso propositivo marcou a apresentação de Marco Alba como pré-candidato a deputado federal e de sua esposa Patrícia, pré-candidata à reeleição na Assembleia Legislativa, durante o evento que elegeu a nova Executiva do partido em Gravataí; Alan Vieira foi eleito presidente

Que o MDB é o maior partido de Gravataí é fato. Mas a convenção da sigla realizada neste sábado (30) foi além da grandeza do grupo político que vem promovendo importantes transformações em Gravataí na última década. O que se viu, no evento que reuniu militância e simpatizantes no CTG Aldeia dos Anjos, foi um partido unido e pronto para novos embates em tom construtivo e propositivo.

O vereador Alan Vieira foi eleito presidente e seguirá dando continuidade ao legado deixado por Sônia Oliveira, para quem não faltaram homenagens durante a convenção. Com os principais protagonistas da noite vestindo camisetas com sua imagem e a frase ‘nossa rainha’, a ex-presidente do partido e ex-secretária de Educação, que perdeu a vida ao lado do marido em agosto do ano passado, teve sua trajetória lembrada durante todo o evento. Também houveram homenagens ao ex-prefeito Acimar Silva, na presença de sua viúva Marli. “Amizade, carinho e respeito. Algumas vezes divergir, para corrigir e convergir” referiu-se ao MDB, o presidente eleito Alan Vieira (continua abaixo).

Mesmo não sendo, ainda, o lançamento oficial das pré-candidaturas de Marco Alba a deputado federal e de Patrícia Alba à reeleição como deputada estadual, foi o primeiro evento em que o casal foi apresentado como pré-candidatos. “Com Marco, aprendi a fazer política. Ver de perto tudo que ele fez pela população, me motivou a concorrer e hoje represento Gravataí na Assembleia Legislativa”, discursou a deputada Patrícia, pré-candidata à reeleição na Assembleia. Em seguida, no discurso mais aguardado da noite, Marco Alba relembrou sua trajetória política, desde a primeira disputa à Prefeitura em 1992 até chegar ao cargo máximo do Executivo Municipal em 2013, antes disso passando pela Câmara, secretarias do Município e do Estado e Assembleia Legislativa.

Indiscutível é o legado que Marco deixa por onde passa, e garante que o projeto agora é deixar sua marca também em Brasília, onde o pré-candidato destaca que é possível — e é preciso —  debater uma legislação adequada ao momento em que vivemos hoje. Em seu discurso, entre outros temas, Marco defendeu a necessidade de uma reforma penal: “Não é possível aceitar que um criminoso que violente uma criança responda em liberdade”, decretou.

E de Brasília, Marco defende que é possível buscar alternativas para problemas ainda presentes em nossa cidade, como a ampliação dos leitos em saúde, com a destinação de emendas conforme confidenciou à nossa reportagem logo após seu discurso na convenção. Será uma das bandeiras que estará na pauta da campanha do pré-candidato a deputado federal. “Uma campanha diferente, propositiva”, resumiu.

Marco foi o ‘prefeito diferente’

Um dos grandes legados de Marco Alba, lembrados durante o evento, é a gestão fiscal que ‘organizou a casa’, colocando as contas do Município em dia e possibilitando novos investimentos. “Assumimos uma cidade com R$ 480 milhões em dívidas, que fomos pagando durante oito anos. Isso possibilitou as transformações que fizemos e que ainda serão feitas em Gravataí”.

Que o diga o prefeito Luiz Zaffalon, que em seu discurso ressaltou: “Como prefeito, não me canso de colher os frutos do que os governos de Marco Alba fez”.

O ‘Oscar da gestão fiscal’ para Gravataí

Um desses ‘frutos’ é o reconhecimento nacional que hoje Gravataí tem em transparência e gestão financeira. Zaffa, no evento, anunciou que o Município recebeu mais um reconhecimento em nível nacional: o índice de Capacidade de Pagamento Nível A (Capag A), da Secretaria do Tesouro Nacional. Ou, como o Prefeito Zaffa chamou, o ‘Oscar da gestão fiscal’.