Controladores de velocidade instalados pela Prefeitura de Gravataí começam a funcionar na próxima segunda-feira, 1º de maio

Locais escolhidos são aqueles que apresentam maior número de acidentes e de mortes; medida visa à segurança no trânsito

Tendo em vista proporcionar maior segurança no trânsito, começam a funcionar na próxima segunda-feira, 1º, os sete controladores de velocidade instalados pela Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semurb). Os pontos escolhidos para a colocação dos equipamentos são aqueles que apresentam maior número de acidentes e de mortes na cidade.

Conforme o secretário da Semurb, Guilherme Ósio, a medida tem por objetivo preservar vidas, a exemplo das demais providências adotadas na organização do trânsito no município. Ainda de acordo com o gestor, os controladores de velocidade passaram por vistoria e aferição do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

Um dos locais escolhidos para a implementação dos equipamentos foi a Avenida Dorival Cândido Luz de Oliveira, que em menos de dez anos registrou 65 mortes no trânsito. Serão três controladores, sempre nos dois sentidos da via: nas paradas 61, 67 e na chamada Curva do Bigode, em frente ao Quartel de Bombeiros, na parada 74.

Os demais pontos serão: Avenida Centenário, próximo ao shopping; na ERS-020, em frente à UPA das Moradas; Estrada do Gravatá; e Teotônio Vilela, na saída para a Freeway, perto do cruzamento que leva para a Escola Municipal de Ensino Fundamental Jardim Florido. À exceção dos controladores da Teotônio e da Gravatá, que terão limite de velocidade de 50 km/h, nos demais a velocidade máxima permitida será de 60 km/h – parâmetros de limites definidos levando em conta a classificação das vias.

Mais segurança

Além de aumentar a segurança nas vias urbanas, as câmeras dos controladores de velocidade estarão integradas ao sistema de segurança mantido pela Secretaria Municipal para Assuntos de Segurança Pública (Smasp), que já mantém em funcionamento 28 equipamentos, em 14 pontos. Assim, os dados automaticamente informarão os demais órgãos de segurança pública sobre eventuais veículos em situação de ocorrência, amplificando ainda mais a eficácia do cercamento eletrônico.