Conselho Municipal de Turismo de Gravataí elege nova diretoria

COMTUR é o órgão representativo que delibera as ações do setor âmbito local e elegeu a sua diretoria na manhã desta quarta-feira, 14, na sede do Sindilojas Gravataí

O pós-pandemia é desafiador para a área do turismo em diversos lugares do mundo. Em Gravataí, a prefeitura e o conselho municipal vem unindo forças para que haja um campo sólido para desenvolver ações de fomento e a formação de novos negócios relacionados ao tema.

O Conselho Municipal é composto pelas secretarias municipais que fazem parte do eixo estruturante do turismo e pelo trade turístico, grupo que conta com as mais diversas instituições para compor um ambiente favorável para o desenvolvimento do setor.

O novo presidente já é um velho conhecido da área. O escolhido pelo grupo para presidir o próximo biênio foi Iuri Camargo, conselheiro indicado pela Associação de Turismo Rural da Morungava. Iuri é relações públicas e foi assessor especial de fomento ao Tursimo e secretário Municipal Adjunto de Desenvolvimento Econômico e Turismo nos governos dos prefeitos Marco Alba e Luiz Zaffalon. Hoje, o novo presidente é empresário, ao sair do governo municipal, fundou a BOSSA – Agência de Criatividade, empresa que desenvolve projetos de infraestrutura turística e produção cultural.

Fazem parte da diretoria Fabian DelVale – da EMATER na vice-presidência, Anderson Pacheco – da SMDET na secretaria-geral, Ângela Fonseca – da CAERGS na primeira secretaria, e Sandro Gomes – da SMCEL na tesoureiraria.

Fazem parte do conselho ainda as secretarias de Meio Ambiente, Serviços Urbanos, Governança e Comunicação, Agricultura e Inovação, Ciência e Tecnologia. As entidades não governamentais são, além das já nominadas: ACIGRA, Câmara Municipal de Vereadores, SEBRAE e SINDILOJAS.

A nova gestão vem com a pauta auxiliar na qualificação e estruturação do Fundo Municipal de Turismo e na formação de órgãos independentes como o Núcleo de Turismo