Conheça a Gravatown de Matheus Dias

Prefeitura de Gravataí promove exposição de artista visual contemplado na 6ª edição do Prêmio Dana

Em mais um evento divulgando novos talentos artísticos e culturais do município, a Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria da Cultura, Esportes e Lazer (SMCEL), promoveu, na última quarta-feira, 6, a abertura da exposição “O que deixamos para a cidade? Parte 4: Paisagens pedestres e/ou carto.grafias afetivas no Gravatown”, do artista visual Matheus Dias, contemplado na 6ª edição do Prêmio Dana de Artes Visuais pela categoria Territórios Locais. O evento, que ocorreu na sede do Quiosque da Cultura, já recebeu 56 visitantes, registrados no livro de presenças, dois dias após a abertura.

De acordo com o  artista, sua exposição “Paisagens Pedestres no Gravatown” descreve o diálogo sobre a fruição de espaços com as novas dinâmicas gravataienses, por meio de mapas com perspectivas não cartesianas, cartas de amor fora de garrafas e ilustrações com urbanidades jamais vistas. “Gravatown” nem parece Gravataí, diriam alguns. Não é uma cidade fictícia, mas, também, está longe de ser uma cidade oficial”, comentou Matheus.

Para a diretora de Cultura, Alini Muniz,  que esteve representando a SMCEL na abertura, o trabalho de Matheus Dias,  mostra a visão do artista retratando a cidade, a partir de desenhos e elementos importantes, como a sinalização viária e os prédios. “Foi um evento marcante”, destacou.

Também presente no evento, a técnica de Artes Visuais Mari Velleda, contou o quão foi emocionante ver o Quiosque da Cultura retomando as exposições do Prêmio Dana: “Uma imprescindível política pública que fomenta trabalhos artísticos tão significativos como o de Matheus Dias, artista representativo do município, que aborda, nesta exposição, a sensação de pertencimento da comunidade numa Gravataí tão rica culturalmente”, ressaltou.

O Prêmio Dana é promovido pela Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (SMCEL), e conta com o financiamento da empresa Dana Holding Corporation, e com o apoio do Colegiado Setorial de Artes Visuais do Rio Grande do Sul, da Secretaria Municipal da Educação (Smed) e da SOGIL.

Ainda de acordo com Mari Velleda, no dia 13 de julho, ocorrerá o “Encontro com o Artista” e visitantes da Fundação Casa dos Sonhos, dentro do Programa Educativo-Cultural do Quiosque da Cultura, que possibilita o contato de alunos da rede de ensino público e instituições assistenciais de Gravataí com a arte, por meio de visitas guiadas pelas exposições premiadas. Já no dia 22 de julho, a partir das 18h30, ocorrerá durante a exposição de Matheus Dias, o Sarau do Clube Literário trazendo o tema “Literatura Regional”.

A exposição “O que deixamos para a cidade” ficará disponível até o dia 28 de julho no Quiosque da Cultura, recebendo visitas de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.