Comissão Sindimulher Apoia Liga Feminina de Combate ao Câncer

Santa Casa anuncia parceria em prol de pacientes portadores de Câncer

Texto e fotos: Viviane Mariot

A Liga Feminina de Combate ao Câncer, com apoio da Comissão Sindimulher, realizou, na tarde de quinta-feira (22-09), o Chá da Primavera, com o intuito de angariar recursos para atender pessoas que enfrentam o câncer. Para a presidente da Liga, Valdirene Ferreira, este evento marca a retomada das atividades, após dois anos de pandemia. “Agradeço o apoio do Sindilojas Gravataí, Hospital Santa Casa de Misericórdia – Hospital Dom João Becker, pelo apoio e parceria nesta caminhada”, salientou.

O presidente do Sindilojas Gravataí, José Rosa, enfatizou da importância de unirmos esforços para ajudar pacientes com câncer. “As famílias precisam de apoio também e é uma satisfação para nós poder fazer a diferença na vida dessas pessoas”, reforçou.

O médico, ginecologista, Dr. Marcelo Leone, ajudou a fundar a Liga Feminina no ano de 2005. “O principal objetivo é incentivar uma iniciativa, que acontece em nível mundial, que visa alertar a sociedade e em especial as mulheres para que façam seus exames preventivos de câncer de colo uterino e mama”, destacou.

Conforme a presidente da Liga, a ideia é buscar e acolher pacientes com Câncer, dar assistência, atendimento às famílias, além de apoiar com orientações importantes. “É um trabalho nobre que atua na dor do próximo”, salientou.

Segundo a presidente da Comissão Sindimulher, Cerli Dal’Santo, é uma honra contribuir na organização deste chá junto com a Presidente Valdirene da Liga do Combate ao câncer de Gravatai. “Uma causa nobre! Uma causa muito importante e necessária. Uma ação feita com muito amor”, revelou.

Parceria sedia Sala Específica para atendimento aos pacientes

Na ocasião, a Santa Casa de Misericórdia e a Liga Feminina firmaram parceria para a instalação de uma sala focada em ações de combate à doença dentro da estrutura do Hospital Dom João Becker. Antônio Weston, que assinou o termo de parceria para a instalação da nova sala, cedida para a Liga Feminina de Gravataí, anunciou que a sala já está pronta. O local servirá como centro de referência para familiares de pacientes, com início das atividades marcado para a primeira semana de outubro.

Para o superintendente do Hospital Dom João Becker, Antonio Weston, o estreitamento de relações com a Liga é mais uma importante ação que consolida a presença do grupo hospitalar no município. “Estamos, passo a passo, implementando a filosofia da Santa Casa em Gravataí. E o combate ao câncer é uma de nossas bandeiras, já que estudos apontam que daqui a dez anos essa será a principal causa de mortalidade em nosso país, superando as de origem cardiovascular”, comenta. Ele lembra que um dos hospitais da Santa Casa, o Santa Rita, é totalmente focado no tratamento do câncer, o que demonstra o compromisso do grupo com essa perspectiva.

De acordo com a presidente da Liga Feminina de Combate ao Câncer, a cedência de um espaço junto ao hospital permitirá que a organização possa dar continuidade ao trabalho de prevenção que realiza em Gravataí e Glorinha.  “Com esse apoio do Dom João

Becker vamos poder juntos criar novos projetos, pois o hospital possui um Comitê de Humanização muito ativo e que também realiza ações voltadas a prevenção nos colaboradores”, comentou. Além do auxílio a pacientes e familiares, a sala também vai servir como banco de perucas e lenços.

O Espaço da Liga Feminina está localizado na Rua Dr. Luiz Bastos do Prado, 1.723 – 2º andar (sala 110), no prédio do Centro de Especialidades HDJB. Os atendimentos irão ocorrer sempre as quartas e sextas-feiras, no turno da tarde. Mais informações pelo fone (51) 99633-4659 ou pelo e-mail ligafemininagravatai@gmail.com.

Participaram o vice-presidente Dr. Levi Melo, a primeira-dama, Marlene Zaffalon, representantes de entidades e demais convidados.

Sobre a Liga

A Liga Feminina de Combate ao Câncer, fundada em Gravataí, desde 2005, é composta por, aproximadamente, 14 pessoas que atuam de forma voluntária. A entidade não tem fins lucrativos. Durante o ano, são realizadas palestras em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde para incentivar pessoas na realização de exames preventivos com ênfase às Campanhas Outubro Rosa que visa combater o câncer de colo de útero e mama, e o Novembro Azul, que foca no câncer de próstata.