Começa pelos veículos pesados a instalação de rastreadores que será feita em toda a frota da Prefeitura de Gravataí

Ação tem prazo de 60 dias para atingir todos os veículos da frota municipal

A Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal de Administração, Modernização e Transparência (SMAT), iniciou nesta segunda-feira, 20, a instalação dos rastreadores nos veículos pesados, como caminhões e patrolas, por exemplo. A iniciativa prevê, assim como o rastreamento, o monitoramento e a gestão da frota da prefeitura. Além de ter o GPS no veículo, o motorista, antes de ligar o veículo, precisará se identificar por meio de uma TAG e só então poderá dar a partida. A implantação total do sistema tem tempo previsto de 60 dias.

Zaffa: “Transparência e controle são metas do meu governo.”

Segundo o prefeito Luiz Zaffalon, o principal objetivo da ação é evitar o desperdício de dinheiro público. “Transparência e controle são metas do meu governo. Com essa medida, vamos saber exatamente o que é feito com os veículos, desde as máquinas de grande porte até os carros pequenos, e por quem, o que nos dará total segurança de responsabilizar quem, porventura, estiver praticando alguma irregularidade se utilizando de um bem público”, disse.

O sistema fará com que o acompanhamento ocorra em tempo real. Para isso, uma central de monitoramento, composta por duas telas de 55 polegadas, também está sendo instalada na Central de veículos do município. Além disso, todos os funcionários da prefeitura habilitados a conduzir veículos públicos (por meio de portaria) estão sendo recadastrados para que as TAGs de identificação contenham os seus dados, como o CPF.

Segundo o diretor de Recursos Materiais da SMAT, Maicon Siota Ganzer, também está sendo estudado o desenvolvimento de um aplicativo, no qual qualquer cidadão poderá acompanhar a movimentação da frota, dando maior transparência ao serviço. “Com os equipamentos, também será possível gerar relatórios com diversos controles, como, por exemplo, se o carro ficou ligado e parado, com o ar-condicionado ligado, além dos gastos de combustível e quilometragem rodada”, explicou. A empresa que venceu a licitação e está realizando o trabalho é a Vigillare Sistemas de Monitoramento – Vigitrack.