Com a maior comitiva entre os Sindicatos participantes, Sindilojas Gravataí conquista prêmio em Congresso em Torres

O Sindilojas Gravataí levou prêmio de Maior Delegação no 6º Congresso de Relações Sindicais e de Trabalho

Crédito: Viviane Mariot

O Sindilojas Gravataí participou do 6º Congresso de Relações Sindicais e de Trabalho, entre os dias 23 e 25 de junho, realizado na Sociedade Amigos da Praia de Torres (Sapt), na cidade de Torres. Na manhã de sábado (25/6), último dia do evento, o presidente José Rosa, recebeu um troféu pela maior comitiva entre os Sindicatos participantes, com a presença de, aproximadamente, 50 congressistas, entre diretores, associados, empresários e colaboradores.

Conforme o presidente do Sindilojas Gravataí, José Rosa, o prêmio pela maior comitiva representa a força e a esperança do comércio de Gravataí. “Agradeço a Fecomércio-RS pelo reconhecimento e os integrantes da Comitiva pela participação com objetivo de aprimorar conhecimentos e trazer melhores resultados para as nossas relações e ao nosso trabalho”, ressaltou.

Segundo o presidente da Fecomércio RS, Luiz Carlos Bohn, a ideia deste congresso é discutir alternativas, entender os diferentes pontos de vista para avançarmos na construção de legislações e de contratações adequadas com a intenção de promover crescimento econômico, aumento da produtividade e proteção de empregos e empresas.

Na palestra de abertura, o presidente do TRT 4ª Região, desembargador Francisco Rossal de Araújo, falou de uma perspectiva mais equilibrada das relações trabalhistas. “Não há valor economicamente apreciável sem o trabalho humano. Tudo que temos e que chega até nós, só existe por causa do trabalho humano”.

O segundo dia do Congresso de Relações Sindicais e do Trabalho da Fecomércio-RS começou com o “Painel Reforma Trabalhista – Avançar ou retroceder?”. Com mediação do consultor trabalhista Flávio Obino Filho e participação do advogado e professor Antônio Vicente Martins e o desembargador TRT21, Bento Herculano, o encontro tratou avanços e melhorias necessárias na Lei 13.467, de 2017, que trata da Reforma Trabalhista e regras relativas a remuneração, plano de carreira e jornada de trabalho, entre outros assuntos. O painel também contou com a participação do 1º vice-presidente da Federação e presidente da Comissão Organizadora do Congresso, Joel Vieira Dadda.

Os pontos de atenção no oferecimento de produtos e serviços por parte das entidades sindicais foi o mote da palestra do consultor tributário da Fecomércio-RS, Rafael Borin, na sexta-feira, dia 24. A gerente do Núcleo Jurídico Tributário da Fecomércio-RS, Tatiane Correa, fez a mediação da palestra e explicou que a principal ideia do painel é atentar para os principais cuidados que os sindicatos empresariais precisam ter no momento de oferecer produtos e serviços e quais os principais riscos que as entidades podem ter.

A tarde do segundo dia do 6º Congresso de Relações Sindicais e do Trabalho da Fecomércio-RS iniciou com um importante debate para os participantes. O bate-papo “O que as empresas querem e esperam do sindicato empresarial”, esclareceu dúvidas dos mais de 200 congressistas presentes no evento. O momento contou com a participação do gerente de Relações Sindicais da C&A, Ricardo Gomes, e o presidente da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), Antônio Cesa Longo.

Os desembargadores do Tribunal Regional do Trabalho da 4 ª Região, Maria Madalena Telesca e Emílio Papaleo Zin, aqueceram o último debate da programação do Congresso de Relações Sindicais e do Trabalho de sexta-feira, dia 24. O painel “Reforma Trabalhista e Segurança Jurídica” foi mediado pelo assessor jurídico Flávio Moura, que explicou a dinâmica do bate-papo guiado através dos regramentos da Reforma Trabalhista. A Lei, que trouxe alterações nas relações de trabalho, completa cinco anos neste ano e trouxe uma maior segurança jurídica para as empresas.

No sábado (25/6), a palestra “Proposta do Grupo de Estudos Temáticos (GET) de reforma sindical e as entidades sindicais empresariais, foi proferida, pelo professor, advogado, membro e presidente honorário da Academia Brasileira de Direito do Trabalho, Dr. Nelson Mannrich. Ele trouxe a proposta do Grupo de Estudos Temáticos (GET) para uma reforma sindical que deverá trazer mais liberdade sindical além de formatar e trazer representatividade para as negociações coletivas. O palestrante participou de forma on-line em função de ter positivado para Covid 19.

Em seguida, aconteceu a palestra “Pega a Visão”, ministrada pelo mineiro e vendedor Rick Chesther. Com mais de 300 palestras ao redor do mundo, Rick é autor do livro “Pega a visão”, que tornou-se best-seller pelas revistas Veja, Época e Estadão. Rick também representou o Brasil palestrando em Harvard, em 2018, onde foi condecorado como embaixador mundial da Brilive Conference.