Carreata silenciosa marca o início da Semana de Conscientização do Autismo em Gravataí

Evento organizado pelos movimentos e associações do município reuniu cerca de 40 veículos

O prefeito Luiz Zaffalon e o vice-Prefeito Dr. Levi Melo participaram, na manhã de sábado, 27, da carreata silenciosa que marcou a abertura da Semana de Conscientização do Autismo em Gravataí. Organizado pelas associações e movimentos ligados à causa no município, o evento reuniu cerca de 40 veículos. “Para mim, que sou um grande admirador dessa causa, é um prazer participar de um movimento tão lindo em prol da conscientização do autismo”, lembrou o prefeito Luiz Zaffalon.
A carreata, que iniciou no Parcão da 79 e foi até a parada 61, faz parte de uma série de atividades que serão desenvolvidas ao longo da semana que antecede o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado no dia 2 de abril. A iniciativa foi organizada pelas entidades Novo Horizonte, Camaleão Azul Família e Inclusão, Apae Gravataí e Movimento Orgulho Autista Brasil – Moab Gravataí.
Em busca de atender as demandas das pessoas com deficiência, a Prefeitura conta com a Assessoria de Politicas Pública para Pessoas com Deficiência (APPPD), que é responsável pelas demandas deste público junto ao governo. De acordo com o assessor da pasta Bruno Peixoto, que esteve na carreata, a assessoria segue confeccionando a Carteira Nacional de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espetro Autista (CIPTEA), em busca de garantir os direitos dos autistas em Gravataí.
Para o vice-prefeito Dr. Levi Melo, a carreata é uma forma de chamar a atenção da população sobre o autismo. “Nós precisamos falar desse assunto para que a população tenha consciência da importância de conhecer as características de uma criança autista e tratá-la com o devido respeito, amor e acolhimento. É preciso amar as diferenças”, disse.
A coordenadora da Moab, Marcia Baumhardt, agradeceu, em nome de todas as associações presentes, a participação e o engajamento das famílias e das autoridades na carreata.