Iniciaram nesta quarta-feira, 20, as inscrições para jovens e adolescentes interessados no programa “EmpregAí Jovem”. O programa, lançado oficialmente pela Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria da Família, Cidadania e Assistência Social (SMFCAS), na terça-feira, 19, tem como objetivo qualificar jovens para o mercado de trabalho. Ao todo, serão 600 vagas para jovens com cadastro no CadÚnico. As inscrições podem ser feitas pessoalmente no Departamento de Promoção Social, localizado na Av. Ely Corrêa, 675, Térreo, Parque dos Anjos.
Com prazo indeterminado para as inscrições, o EmpregAí Jovem busca ampliar as chances dos jovens conseguirem se inserir no mercado de trabalho. Dessa forma, eles poderão seguir seus objetivos, perspectivas, direcionamento de vida e imersão para onde o jovem deseja alcançar em sua continuidade profissional no período de 2 anos.
Durante o lançamento do programa, cinco jovens, entre 15 e 19 anos receberam um certificado por já terem iniciado a qualificação no programa e estarem atuando profissionalmente como assistentes administrativos nas dependências da SMFCAS.
A primeira-dama Marlene Zaffalon, desejou muito sucesso aos jovens que concluíram a formação e destacou a importância de um projeto como esse para Gravataí.
“Este é um trabalho necessário da Prefeitura, que busca parcerias e melhorias para cuidar e ajudar nossos jovens na conquista do primeiro emprego e seguir carreira. Ter estes cinco jovens já aptos para seguir carreira, por meio deste projeto que segue em lançamento, só nos traz felicidade”, afirmou.
Secretária adjunta da SMFCAS e diretora de Promoção Social, Elizete Blehm salientou a necessidade de um programa como este e o apoio do governo municipal.
“Tivemos um apoio muito forte da Prefeitura, por ser um projeto humanizado que prepara o jovem cidadão para o mercado de trabalho. Mesmo com as dificuldades que encontramos, devido a necessidade de parcerias, o projeto seguiu firme. Agora temos a importante colaboração do Renapsi com sua captação de vagas que são encaminhadas para a Promoção Social”, explicou.
Sandro Alves Antunes, assistente administrativo e orientador social da SMFCAS, esclarece que as vagas são coletadas por meio das cotas estabelecidas pela Lei Federal para com as empresas.
“Me sinto muito feliz por compor um projeto que surgiu de uma experiência minha no passado, como jovem aprendiz. Além disso, vivenciei, nos atendimentos aos jovens em situação de vulnerabilidade social, uma evasão muito grande deles nas escolas, causando um desfalque muito grande nas salas de aula, o que dificulta a inserção no mercado de trabalho”, contou.
O projeto visa trazer mais poder social e criar perspectivas profissionais aos jovens, por meio de seleções para qualificações, segundo os perfis e características pessoais de cada um, esclareceu Sandro.
Renapsi
A Rede Nacional de Aprendizagem de Promoção Social e Integração (Renapsi) é uma Organização da Sociedade Civil (OSC) que tem como objetivo a inclusão social, promovendo a educação e a empregabilidade de aprendizes em todo o país.
Ester Melo, é assistente social da Renapsi e se sente realizada com a inclusão de jovens e a mudança social e econômica no município.