Até dia 30, dá para conferir exposição de parte do acervo do Museu Municipal no Gravataí Shopping

Atividade é promovida pela Prefeitura, em parceria com Gravataí Shopping Center

No mês de setembro, museus de todo o país realizam a 15ª edição da Primavera dos Museus. Em Gravataí, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esportes e Lazer (SMCEL), em parceria com o Gravataí Shopping Center, promove uma exposição de parte do acervo do Museu Municipal Agostinho Martha. A ação, que ocorrerá até o dia 30 de setembro, no saguão do shopping, com o tema nacional ‘Museus: perdas e recomeços’.

De acordo com o secretário da SMCEL, Leandro Ferreira, o Museu Agostinho Martha está em fase de recomeço, pois, desde 2020, a prefeitura firmou a contratação da equipe da Latusenso, que está realizando a análise do local e a fase final de consolidação do projeto de restauração. Leandro ainda ressaltou a importância de levar a identidade cultural da cidade para o Gravataí Shopping Center. “Ações como essas possibilitam a aproximação dos gravataienses com a rica história do município.”

Durante a exposição, estarão disponíveis para visitação duas máquinas de costuras de 1923, duas máquinas de escrever e dois relógios da década de 1930.

Um pouco da história

Inaugurado em 30 de julho de 1974, o Museu Municipal Agostinho Martha leva o nome do historiador que, durante toda sua vida, dedicou-se à pesquisa da história do município. Constituído em 1974, por meio da execução da Lei Ordinária 1.217/1974, o museu teve sua primeira sede em um prédio localizado na Rua Dr. Luiz Bastos do Prado e sua organização foi executada pelo pesquisador Jorge Rosa.  Em 1985, o museu teve sua sede transferida para um sobrado, localizado na Rua Nossa Senhora dos Anjos, 541.

Em 2005, por meio de decreto municipal 7.048, o prédio do museu foi constituído como Patrimônio Cultural e Natural para fins de tombamento pelos fatos memoráveis da história municipal de Gravataí e pelo excepcional valor arqueológico e etnográfico. Neste mesmo período, os prédios da sede da Prefeitura Municipal de Gravataí, a Fonte do Forno e o prédio da FMMA, conhecido como Casarão dos Bina, também foram constituídos como Patrimônio Cultural e Natural.