Alunos da Escola Nova Conquista lançam Jornal EJA

Além do lançamento do veículo impresso, alunos aprenderam sobre a vida do escritor Monteiro Lobato

Crédito: Stéfani Rodrigues

Na noite de 11 de outubro, os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Nova Conquista lançaram o Jornal EJA. O trabalho foi desenvolvido pelos alunos das etapas IV, V, VI, VII e VIII, supervisionados pela bibliotecária Paula Maciel. A noite tornou-se ainda mais especial quando, em meio à apresentação de Aline sobre o trabalho, a turma recebeu uma visita ilustre: o escritor Monteiro Lobato.

O autor, falecido há 74 anos, foi encarnado pela diretora Mara Denise Narciso. De forma lúdica, a diretora falava sobre a vida na época em que Monteiro Lobato viveu, o contexto histórico de suas obras e sobre seus personagens. Atentos, os alunos assistiram à aula encantados, participativos, e, sobretudo, com vontade de aprender ainda mais sobre os temas tratados no trimestre escolar.

Para a bibliotecária Paula Maciel, a experiência serviu não só para estimular os alunos a lerem fora dos períodos de aula, mas, também, para integrar o hábito de ler em suas vidas. Ao fim da aula dada por Monteiro Lobato, a “geringonça tecnológica”, nome, o qual referiu-se à lousa didática, foi utilizada para reproduzir um dos episódios da série “Sítio do Picapau Amarelo”.

A Educação de Jovens e Adultos é uma modalidade de ensino destinada ao público que não completou, abandonou ou não teve acesso à educação formal na idade apropriada. No município, a EJA é ofertada em oito escolas.