Afeto e felicidade marcam reencontro do gato Floquinho com paciente da UPA da Cohab, em Gravataí

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Abílio Alves dos Santos recebeu nesta quarta-feira, 12, uma visita diferente. Acostumada a atender gravataienses e pessoas vindas de outros municípios, a equipe da unidade acolheu nos seus corredores o pequeno Floquinho, gato de estimação de uma paciente atendida pela unidade. A primeira vez de um pet no local não poderia ter melhor resultado: o reencontro foi marcado por felicidade, afeto e boas energias.

“Sabemos que é muito benéfico esse tipo de visita aos pacientes e a todos da equipe, pois torna o ambiente ainda mais acolhedor e favorável à recuperação dos nossos pacientes”, destaca a coordenadora da UPA da Cohab, Caroline Fonseca.

De acordo com ela, o pai havia feito a solicitação a uma enfermeira da unidade para levar o gatinho de estimação da filha, tendo em vista contribuir com o tratamento. “No mesmo instante, aprovei e disse que organizaríamos para ser um momento especial. A equipe de enfermagem se empenhou e auxiliou a família para realização da surpresa. Foi um momento único, cheio de afeto e que alegrou a todos que estavam próximos”, completa.

UPAs

Gravataí conta com duas unidades de pronto atendimento, em funcionamento sete dias por semana e 24 horas por dia: a UPA Abílio Alves dos Santos, localizada na margem da Avenida Dorival Cândido Luz de Oliveira, e a UPA Moisés Eli Magrisso, localizada na margem da ERS-020, na região das Moradas do Vale. Juntas, as duas unidades atendem cerca de 15 mil pessoas por mês, garantindo um serviço de saúde de qualidade aos munícipes.

A Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), ressalta a importância de contar com a excelência da Santa Casa de Misericórdia na gestão da estrutura pré-hospitalar, lembrando que a parceria com a instituição qualifica a organização da rede de urgência e emergência SUS no município — uma vez que as UPAs são gerenciadas pela mesma responsável pela administração do Hospital Dom João Becker (HDJB).