Ações desenvolvidas pela rede SUS em Gravataí são reconhecidas em congresso nacional

A qualificação do sistema público de saúde passa, também, pelo desenvolvimento de pesquisas e projetos que auxiliem no dia a dia dos profissionais de saúde nos mais variados níveis de atenção à população. Tendo isso em vista, três trabalhos da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) foram reconhecidos como experiências exitosas do SUS durante a 37º edição do Congresso do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), que debate pautas relacionadas à temática em âmbito nacional.

“É fundamental debatermos o SUS com representantes de todo o Brasil. Gravataí tem uma rede de saúde que é tratada como exemplo no Rio Grande do Sul. Nosso governo municipal trata a saúde como prioridade”, destaca o secretário municipal da Saúde, Régis Fonseca.

Com o trabalho “Implantação do prontuário eletrônico do cidadão e-SUS – AB nos Caps de Gravataí” – de autoria de Juliana Fontoura e coautoria de Nicolas Ferreira, Régis Fonseca, Camila Cioccari, Bianca Knevitz e Lissandra Pedroso, todos da SMS -, profissionais de saúde que atuam nos três Centros de Atenção Psicossocial (Caps) do município possuem acesso informatizado aos registros dos pacientes em atendimentos e consultas feitos em unidades de saúde, o que facilita o acompanhamento tanto para o paciente quanto para o prestador do atendimento.

“A importância desse projeto é especialmente um prontuário compartilhado que permite que o paciente seja visto na sua integralidade, tanto na atenção básica quanto na atenção especializada, em diferentes níveis de atenção do SUS”, afirma Juliana, coordenadora dos Serviços e Ações Programáticas Estratégicas (SAPE).

O acesso ao prontuário eletrônico pelos Caps, assim, trouxe mais agilidade no compartilhamento de informações sobre o cuidado prestado ao usuário nos serviços que ele acessa no município. Desta forma, os profissionais podem compartilhar as demandas, tratamentos, orientações e planos terapêuticos dos usuários, com melhor entendimento e uniformização da atenção ao usuário. Além disso, a SMS entende que o monitoramento dos indicadores de saúde é fundamental para que as ações em saúde ocorram de maneira coordenada com as necessidades da população.

Projeto Imuniza SUS

Apresentado pela coordenadora da Vigilância em Saúde (Viemsa), Vanessa Prates, a mostra “A Educação em Serviço como estratégia de ampliação da cobertura vacinal de BCG: Relato de Experiência” foi outro trabalho em destaque no Congresso do Conasems, realizado em Goiânia – GO entre os dias 16 e 19 de julho. O Projeto Imuniza SUS reuniu 450 estratégias de fortalecimento das ações de imunização nos territórios municipais.

Realizado pelo Núcleo de Imunizações, ligado à Viemsa, o projeto gravataiense consistiu em uma capacitação da equipe de saúde da Unidade Básica de Saúde (UBS) Centro, tendo em vista ampliar o acesso dos munícipes à vacina BCG. A ampliação do número de vacinadores aumenta a oportunidade de vacinação no território.

Ao longo da capacitação, foram abordados conteúdos como o Programa Nacional de Imunizações, o manejo da rede frio a nível local e boas práticas de vacinação com foco na segurança e qualidade, de modo a fortalecer as ações de imunização e proporcionar maior interlocução entre os profissionais da rede. Atualmente, ofertam a vacina BCG as unidades de saúde Cohab A e Érico Veríssimo (segundas-feiras); Cohab C (terças-feiras); Morada do Vale II (quartas-feiras); São Vicente e Morungava (quintas-feiras); Princesa Isabel e Barro Vermelho (sextas-feiras); e Centro (terças e quintas-feiras).

“A oportunidade de educação em serviço problematiza e busca trazer ao profissional a transformação de sua realidade em relação ao cotidiano, além de aproximar o usuário e outras esferas da rede de atenção à saúde, como a Vigilância Epidemiológica”, finaliza Vanessa.

Planejamento Sexual e Reprodutivo

Ginecologista da rede municipal de saúde, o médico Marcelo Leone apresentou o trabalho “Planejamento Reprodutivo em Gravataí: como e por que começamos e como e por que está dando certo?”. Com o objetivo de garantir e ampliar a oferta de métodos contraceptivos e qualificar a disponibilização dos medicamentos à população, a Estratégia Municipal de Planejamento Sexual e Reprodutivo oferta, entre outros, a inserção de implantes contraceptivos subcutâneos, dispositivos intrauterinos (DIUs) de cobre e vasectomias. Desde a sanção do prefeito Luiz Zaffalon, no último ano, a Lei Doutor Marcelo Leone chegou a mais de 2 mil pessoas atendidas em Gravataí.