Visita da Tiffany traz bem-estar para pacientes do HU

Cachorra, acompanhada da tutora, alegra a internação pediátrica quinzenalmente

Foto: Arthur Ghilardi/HU

Alegria garantida toda vez que a border collie Tiffany visita o Hospital Universitário de Canoas (HU). Acompanhada da sua tutora, a médica Janice Venina Masera Rotava, a cachorrinha de 4 anos, visitou a Unidade Pediátrica na tarde desta segunda-feira, 21 de novembro. A atividade foi acompanhada pela Comissão de Humanização da casa de saúde.

Tiffany morava em Porto Alegre quando foi adestrada, aos 5 meses de idade, conforme relata a médica tutora. “Ela é calma e adora crianças. Esse temperamento da Tiffany facilita este trabalho voluntário em hospitais”, observa Janice.

Segundo a tutora de Tiffany, os cães terapeutas podem auxiliar no controle da ansiedade, levam alegria e colaboram para o tratamento dos pacientes internados. “É super gratificante acompanhar as visitas da Tiffany e ver as crianças felizes”, pontua a tutora.

Um pouco antes de ganhar alta, o paciente Rafael, de 1 ano, foi surpreendido pela visita da cachorrinha. No colo da mãe, Ana Carolina Pereira, 29 anos, o menino vibrava faceiro. “Ele estava impaciente, louco para ir para casa. Um alívio ver ele dando gargalhada agora”, comentou a auxiliar financeira que acompanhou a primeira internação hospitalar do filho por problema respiratório.

A cãoterapia, que já era realizada antes da pandemia da Covid 19, foi retomada desde o dia 12 de outubro no HU. O trabalho voluntário da Tiffany, com a supervisão de sua tutora, é realizado quinzenalmente.