Um Mundo inteiro dentro de uma caixa: conheça o projeto Caixas Literárias, que estimula leitura em alunos das escolas de educação infantil de Canoas

Fotos: Guilherme Pereira/PMC

Em frente à uma caixa de plástico, os olhinhos brilhavam e os pequenos logo começaram a escolher em que mundo entrariam: dinossauros, fadas, princesas, corrida? Essa foi uma inusitada descoberta que os alunos do Jardim 1 da Escola Municipal de Educação Infantil Vó Babali fizeram na manhã desta segunda-feira (4), quando tiveram o primeiro acesso à caixa de livros que está sendo distribuída pela Prefeitura nas 39 EMEIs da cidade.

Chamada de Caixa Literária, o compartimento conta com cerca de 80 títulos da literatura infantil e foi apresentado às crianças pela “Professora Maluquinha”, Christiane Oliveira. A empolgação das crianças com a presença da contadora de histórias fez com que os estudantes entrassem em êxtase. “Todo mundo sabe que ler é muito importante e agora todas as nossas escolas de Educação Infantil receberão a caixa literária. Os livros não têm que ficar na biblioteca, eles têm que estar com os alunos, criando novas realidades para eles, pertinho das crianças”, deixou como recado.

A pequena estudante Júlia Machado, de 4 anos, não sabia qual livro pegar, diante de tantas opções. Com um livro de montar horas em mãos, ela sabia exatamente como identificar 10 horas no relógio. “Eu gostei muito de mostrar as horas. Os novos livros são legais e muito bonitos. Tem muitas histórias. Eu adoro ler livrinhos”, falou animada.

A secretária da Educação, Beth Colombo, destaca que essa inserção do costume da leitura nas crianças vem a propiciar um hábito muito importante, a fim de que elas aprendam que ler é fundamental e pode ser muito prazeroso. “A literatura infantil tem grande influência na formação da criança, visto que através dela os estudantes podem conhecer e compreender o mundo no qual se inserem. O objetivo da caixa é justamente esse, contribuir no processo de desenvolvimento social, emocional e cognitivo dos nossos alunos”, reiterou.

Todas as escolas municipais de Educação Infantil receberão uma caixa literária para utilização em sala de aula com as crianças

ESTÍMULO À LEITURA
A caixa literária se soma às bibliotecas virtuais Elefante Letrado e Árvore de Livros que, desde 2021, foram implantadas nas escolas da rede municipal. O objetivo é promover o acesso à leitura, incentivando e despertando a atenção e curiosidade dos estudantes, tanto no ambiente escolar como em casa, por meio das plataformas de leituras digitais.