A importância do compliance e da transparência na gestão pública foi tema do segundo Seminário de Governança e Inovação. Promovida pelo Escritório de Gestão, por meio da Escola de Governo de Canoas, a qualificação ocorreu na manhã de segunda-feira (18), no campus da Ulbra, durante a reunião de secretariado da Prefeitura.
Os assuntos foram abordados pelo secretário municipal de Transparência e Controladoria de Porto Alegre, Gustavo Ferenci, que possui formação em Jornalismo e especialização em Transparência e Abertura de Dados. “O trabalho que Canoas faz é referência, no sentido de transparência e diálogo com o cidadão. Transparência e compliance precisam ser políticas públicas de gestão, não de governo”, enfatizou o convidado.
Segundo a diretora da Escola de Governo de Canoas, Geisa Zanella, o objetivo da qualificação é proporcionar reflexões e mudanças no setor público. “A Prefeitura de Canoas dá mais um passo na perspectiva da inovação. Os temas imprimem a marca desta administração, incorporando aos gestores um modelo de governança com equilíbrio entre a eficiência da gestão pública e o controle no sentido de prevenir condutas inadequadas ao interesse público”, afirmou.
Qualificação da gestão pública
O Seminário de Governança e Inovação terá ainda outros encontros mensais, sempre com um tema específico. As demais temáticas já definidas são: Liderança na Gestão Pública (16/10), Parceria Público-Privada – PPP (20/11) e Inovação nos Serviços Públicos (data a confirmar).