Secretário de Segurança de Canoas defende padronização das Guardas Municipais em reunião da Granpal

Outra iniciativa sugerida pelo delegado Emerson Wendt é a compra coletiva de insumos, como munições e armamento

A quarta reunião do Fórum de Segurança Pública da Granpal (Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre) foi marcada pela defesa da padronização das Guardas Municipais, para que a atuação tenha um procedimento padrão, inclusive nos protocolos de atendimento e na uniformização, o que facilita um trabalho integrado e uma qualificação no enfrentamento à criminalidade.

A ideia tem ganhado cada vez mais espaço entre os representantes das secretarias de Segurança Pública dos municípios, mas está sendo capitaneada pelo secretário de Canoas, delegado Emerson Wendt, ao lado do coordenador do Fórum, secretário de Porto Alegre, coronel Mário Ikeda.

Além da padronização, Wendt e Ikeda também defendem a compra coletiva para a área da segurança, como munições, armamentos, viaturas, uniformes, entre outros materiais. “A nossa proposta visa a possibilidade de economia dos municípios com a aquisição em grandes quantidades de insumos e suprimentos. Os temas estão sendo analisados e vamos estudar a operacionalização da padronização e da compra coletiva”, explica Wendt.

O Fórum de Segurança tem encontros mensais para discutir as melhores práticas de segurança da Região Metropolitana. Cada reunião tem a apresentação das boas práticas locais e dos sistemas que são utilizados nos municípios, que podem ser compartilhados e usados por outras instituições. A próxima reunião do Fórum acontece no dia 18 de novembro em Canoas.