Ruas Completas: conheça o projeto de urbanismo tático que vai garantir um trânsito mais seguro e inclusivo em Canoas

Na Avenida 17 de Abril com a Rua 6, e em frente à EMEI Cara Melada, no bairro Guajuviras, já foi adotado o novo conceito, com área de proteção para os pedestres

Fotos: Foto: Gustavo Garbino/PMC

Quem passar no trecho entre a Escola de Educação Infantil Cara Melada e o posto de saúde Guajuviras, pode conferir um novo traçado na sinalização viária. Quatro orelhas coloridas, extensão de passeios, no cruzamento da Avenida 17 de Abril com a Rua 6, e em frente à EMEI Cara Melada, no Bairro Guajuviras, foram feitas para criar uma área de proteção aos pedestres. Estas sinalizações consistem numa intervenção de urbanismo tático, que faz parte do conceito para uma Rua Completa. A ideia é garantir mais segurança no trânsito, com um olhar inclusivo. Ao longo deste ano, a Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade deve concluir o projeto de Ruas Completas e avançar com novos traçados para outras ruas da cidade.

O projeto piloto de urbanismo tático, realizado no Bairro Guajuviras, foi desenvolvido pela engenheira de tráfego da Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade, Tânia Batistela Torres. A servidora municipal explicou que a iniciativa deve ser expandida para outros pontos da cidade. “Uma Rua Completa é uma estratégia urbanística e de engenharia, que busca que a mobilidade seja segura para todos, não apenas para os veículos”, pontuou Tânia.

“A intervenção de urbanismo tático que fizemos em frente à Emei Cara Melada é um início para transformar a via em uma Rua completa”, destaca a secretária municipal Adjunta de Transportes e Mobilidade, Letícia Corrêa.

Canoas planeja aderir ao projeto Ruas Completas, que são vias desenhadas para dar segurança e conforto às pessoas e usuários de todos os modos de transporte. Para desenvolver essa ideia, no dia 24 de março, a Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade recebeu a visita do secretário adjunto de Mobilidade Urbana de Porto Alegre, Matheus Ayres, e da coordenadora do projeto executivo Ruas Completas, Ana Paula Hoppe Bonini.

O projeto busca a distribuição do espaço de forma democrática, contemplando carros, pedestres, ciclistas e transporte público. A ideia é dar conforto e segurança às pessoas de todas as idades, usuários dos meios de transporte, respeitando o contexto local, a identidade da via e as prioridades da comunidade.

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