Prefeito Jairo Jorge será painelista em evento que irá debater fenômenos climáticos nesta quinta (17/8)

Canoas é uma das únicas cidades do país que tem uma secretaria específica para analisar as mudanças do tempo

Canoas estará representada no segundo Encontro Regional ICLEI Sul, que começou nesta quarta (16) e segue até sexta-feira (18), no Farol Santander, em Porto Alegre. O prefeito Jairo Jorge será um dos palestrantes da programação. Com representantes de governos do sul do Brasil, instituições de ensino, setor privado e sociedade civil, a edição deste ano tem como tema principal a “Inovação Urbana pela Sustentabilidade”.

O case de Canoas será apresentado pelo prefeito na manhã desta quinta-feira (17), em dois momentos: às 10h50 através do painel Certificações como Instrumentos para Ação Climática e o Desenvolvimento Sustentável; e às 11h50 com o tema Modelagem Climática a favor das Políticas Públicas.

“Estamos vivendo intensamente as mudanças climáticas e tudo isso deve se acirrar ainda mais nos próximos quatro, cinco, dez anos. E, por isso, a cidade precisa se preparar, planejar e agir. O Escritório de Resiliência Climática é um passo nessa direção”, destaca Jairo Jorge.

No primeiro painel, Jairo apresentará o programa de certificação de escola sustentável realizado no município. Já na segunda apresentação, abordará as experiências de Canoas no enfrentamento a fenômenos climáticos externos, da prevenção a adaptação. Destaque para a criação, há pouco mais de quatro meses, do Escritório de Resiliência Climática de Canoas (Eclima), pioneiro no Rio Grande do Sul e uma das poucas estruturas públicas do Brasil, de prevenção e combate aos danos causados pela mudança do clima.

“Estamos vivendo intensamente as mudanças climáticas e tudo isso deve se acirrar ainda mais nos próximos quatro, cinco, dez anos. E, por isso, a cidade precisa se preparar, planejar e agir. O Escritório de Resiliência Climática é um passo nessa direção”, destaca Jairo Jorge.

Plano Local de Ação Climática

Na última terça-feira, 15, o Escritório de Resiliência Climática de Canoas (Eclima) e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) lançaram o Plano Local de Ação Climática (PLAC). O ato marca o início dos trabalhos voltados ao enfrentamento das mudanças e adversidades do clima no município. Houve, ainda, a entrega oficial do certificado da Análise de Riscos e Vulnerabilidades Climáticas de Canoas, válido até 2050, ao prefeito Jairo Jorge pelo secretário executivo do ICLEI América do Sul, Rodrigo Perpétuo.

Sobre o ICLEI

O ICLEI é uma rede global de mais de 2,5 mil governos locais e regionais comprometida com o desenvolvimento urbano sustentável. Ativa em mais de 130 países, influencia as políticas de sustentabilidade e impulsiona a ação local para o desenvolvimento de baixo carbono. A rede e a equipe de especialistas trabalham juntos oferecendo acesso a conhecimento, parcerias e capacitações para gerar mudanças sistêmicas em prol da sustentabilidade urbana. Na América do Sul, o Escritório Regional do ICLEI conecta mais de 100 governos em oito países. A sede do ICLEI fica na cidade de Bonn, na Alemanha.