Portões cadeados durante todo o turno de aula, alarmes em todas as escolas e câmeras de monitoramento: veja como Canoas está reforçando a segurança nas escolas

A Secretaria Municipal da Educação de Canoas (SME) reforça as medidas que começaram a ser adotadas nas 83 escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs) e de Ensino Fundamental (EMEFs) no início desta semana. Entre as ações, o acesso nas escolas está restrito, uma vez que os portões estão sendo mantidos cadeados durante todo o turno de aula.

Em função disso, a SME também alerta para que os pais evitem levar seus filhos muito cedo, já que os portões estão sendo abertos 5 minutos antes do início das aulas. Além disso, tanto na entrada quanto na saída, os pais deverão aguardar do lado de fora do portão.

Outras estratégias previstas são referentes as instalações de alarmes em todas as escolas municipais. Segundo a Secretaria Municipal de Segurança Pública (SMSP), os dispositivos terão finalidade de alerta patrimonial, ou seja, eles irão reportar ocorrências de atendimentos de risco, cujas situações ainda serão definidas.

“Canoas não suspendeu aulas. Reforçamos a Ronda Escolar, com a presença de guardas municipais e agentes de trânsito, que estão dando suporte no entorno das EMEFs e EMEIs. Além disso, equipes da Secretaria da Educação estão fazendo visitas à rede, com objetivo de ouvir e tranquilizar a comunidade escolar”, pontua a secretária da Educação, Beth Colombo.

Além disso, câmeras de segurança em locais estratégicos das instituições, em convergência com as secretarias da Educação (SME) e de Segurança Pública (SMSP), serão instaladas, e todas as escolas irão receber números úteis de contato para dar maior agilidade no atendimento. A SME destaca, ainda, que a Brigada Militar presta apoio ao reforço nas escolas municipais e que nenhuma instituição da Rede Municipal de Canoas recebeu ameaças de ataque ou massacre.