Parabéns Biblioteca Municipal, pelos 55 anos! Parabéns Jairo Jorge, por incentivar a leitura em Canoas!

Durante celebração, prefeito lembrou que começou a ler na biblioteca da sua escola e, depois, seguiu leituras nas bibliotecas públicas: "Um leitor voraz"

Porta de entrada para o conhecimento, as bibliotecas são espaços que proporcionam condições básicas para aprendizagem permanente, para a autonomia de decisões e para o desenvolvimento cultural dos indivíduos e grupos sociais, conforme a Organização das Nações Unidas para a Educação (Unesco). Em Canoas, a Biblioteca Pública Municipal João Palma da Silva, localizada na Rua Ipiranga, 105, Centro, cumpre esse papel há 55 anos. A comemoração, com direito ao parabéns para você, aconteceu na tarde desta segunda-feira (25).

A artista plástica Walmyr Palma Longoni, filha do patrono da Biblioteca João Palma da Silva, participou da comemoração realizada pela Secretaria Municipal da Cultura. “Para mim, é muito significativo participar deste evento. A Biblioteca Pública mantém sempre viva a memória do meu pai”, destaca a moradora do Bairro Marechal Rondon. A obra intitulada Frida Kahlo em Tempos de Pandemia, com colagem e pintura a óleo, de autoria de Walmyr, está exposta na Biblioteca como parte das homenagens pelo aniversário do espaço.

O saxofonista Inácio Longhi e a diretora de teatro e poetisa Leila Silveira participaram da programação. Além da música ambiente, o público convidado, que reuniu autoridades municipais e escritores e artistas da cidade, contou com a declamação de versos de Luiz Coronel. Jairo Luiz de Souza, Henrique Martins Freitas e Fernando Almeida são autores canoenses que participaram da comemoração, na mesma data em que é comemorado o Dia do Escritor Canoense.

O prefeito de Canoas, Jairo Jorge, falou do seu compromisso em qualificar cada vez mais a Biblioteca Pública. “Por mais que as novas plataforma digitais avancem, o livro e as bibliotecas seguem com sua importância para a cultura e o conhecimento”, pontuou. Jairo ainda lembrou que começou a ler na biblioteca da sua escola e, depois, seguiu leituras nas bibliotecas públicas. “Eu era um leitor voraz. Sou jornalista porque aprendi a amar as palavras”, recordou o prefeito.

Para o secretário municipal da Cultura, Pinheiro Neto, foi uma alegria receber a filha do João Palma da Silva, Walmyr Palma Longoni, nos 55 anos da Biblioteca Pública João Palma da Silva. Nesta semana de aniversário, a gestão da Biblioteca avisa que a devolução dos livros retirados pelos sócios antes da pandemia são recebidos pela Biblioteca sem cobrança de multa.

Acervo atualizado

Com aproximadamente 50 mil títulos, a Biblioteca Pública conta com literatura brasileira, estrangeira, juvenil e infantil. “O acervo deve refletir as tendências atuais e a evolução da sociedade. As coleções e serviços não podem ser objeto de nenhuma forma de censura ideológica, política ou religiosa, nem de pressões comerciais” lembra a bibliotecária Regina Pelissaro, citando o Manifesto da Unesco.

Você sabia?

A Biblioteca Pública Municipal foi criada pela Lei n° 592, de 22 de agosto de 1959 e inaugurada na gestão do prefeito Hugo Simões Lagranha, em 25 de outubro de 1966, na Avenida Tiradentes. O acervo inicial era de 900 volumes.

Anota aí

Atendimento

A Secretaria Municipal de Cultura informa que os serviços da Biblioteca funcionam a partir de agendamento prévio, que pode ser feito pelo e-mail bibliotecacanoas@gmail.com ou pelo telefone 3425.7702, ramal 2, opção 2.