• Gravataí
  • Cachoeirinha
  • Canoas
  • Vale Tudo
  • Opinião
  • Negócios de Valor
  • Vale +
21 °c
Gravatai
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Vale Notícia
  • Gravataí
  • Cachoeirinha
  • Canoas
  • Vale Tudo
  • Opinião
  • Negócios de Valor
  • Vale +
21 °c
Gravatai
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Vale Notícia
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Home Canoas

Papo sério com a gurizada: Guarda Municipal de Canoas conversa com estudantes para prevenir todos os tipos de violências

Vale Notícia por Vale Notícia
20/04/2022 - 14:42
em Canoas
Foto: Guilherme Pereira/PMC

Foto: Guilherme Pereira/PMC

664
Visualizações

Reaprender a convivência social respeitosa e empática com a volta às aulas presencial. Essa “disciplina” faz parte da rotina da Escola Municipal de Ensino Fundamental Ministro Carlos Ludwig, no Bairro Mathias Velho. Nesta terça-feira (19), foi realizada uma palestra do projeto Ronda Escolar. Turmas do 6º e 7º ano e da Educação de Jovens e Adultos (Eja) participam do primeiro dia de bate-papo. Amanhã (20), será a vez da Guarda Municipal de Canoas conversar com os alunos dos 8º e 9º anos.

Conforme o Guarda Municipal Paulo Ricardo Gonzaga dos Santos, que atua há 18 anos como servidor do Município, as palestras da Ronda Escolar trabalham três eixos principais: Direitos e Deveres, Prevenção à Violência e Orientação para os Valores. “Alertamos os alunos para a necessidade de prevenção ao bullyng, brigas verbais ou físicas, e para outros conflitos que possam trazer prejuízo para o ambiente escolar”, destaca Gonzaga. Ele ainda informa que a Guarda Municipal costuma realizar rondas sistemáticas em frente das escolas e presta assessoria em situações de mediação de conflitos.

LEIA TAMBÉM

Prefeitura de Canoas pede afastamento imediato da entidade que administra o Hospital Universitário

Próxima “Sexta Cultural” traz o canto missioneiro para o Centro de Canoas

A diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental Ministro Rubem Carlos Ludwig, Nívea Moreira, conta que o projeto de prevenção às violências da Guarda Municipal é fundamental para apoiar as escolas. “Com o retorno das aulas presenciais, após a pandemia, percebemos os alunos muito agressivos e sem limites. É preciso um trabalho de reaprendizado para o convívio social, de forma empática e respeitosa”, pontua Nívea.

Ronda Escolar percorre diferentes escolas
A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Civil destaca que, além da ronda no entorno das escolas, na entrada e saída dos alunos, o projeto conta com uma série de atividades, como palestras e oficinas, que serão retomadas ainda neste primeiro semestre. A formatação das ações acontece a partir da realidade e do contexto social de cada instituição de ensino.

De acordo com o secretário de Segurança Pública, delegado Emerson Wendt, o objetivo é realizar um atendimento especializado para prevenir todos os tipos de violências e reduzir os conflitos no âmbito escolar. “A Prefeitura trabalha para a prevenção às violências nas famílias e nas escolas, com foco na educação socioemocional, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais”, afirma Wendt.

Registro de Ocorrência de Violência na Escola
A Secretaria de Segurança Pública também retomou o Registro de Ocorrências de Violência da Escola (Rove). O objetivo do sistema é identificar as características das violências junto às escolas de Ensino Fundamental da rede pública, para que seja possível desenvolver ações e políticas públicas de prevenção às violências no ambiente escolar. O sistema de acompanhamento faz parte do Programa Canoas Cidade do Cuidado, que inclui mecanismos de prevenção e acolhimento às crianças e adolescentes que se encontram envolvidos, de qualquer forma, em situações de conflito.

Tags: ComunidadeEducaçãoSegurança
Vale Notícia

Vale Notícia

O portal Vale Notícia é editado pelo jornalista e publicitário Rafael Trajano, pós-graduado em Jornalismo Digital e vencedor do Prêmio Banrisul de Jornalismo. Conhece alguma história que VALE NOTÍCIA? Compartilha com a gente: (51) 99471-7181.

Notícias Relacionadas 

Canoas

Prefeitura de Canoas pede afastamento imediato da entidade que administra o Hospital Universitário

27/05/2022 - 14:26
Canoas

Próxima “Sexta Cultural” traz o canto missioneiro para o Centro de Canoas

26/05/2022 - 18:20
Foto: Guilherme Pereira/PMC
Canoas

Projeto de educação ambiental é destaque na Emei Vó Babali

26/05/2022 - 10:16
Carregar mais
Deixar um comentário

URGENTE

Região na rota do ciclone: Prefeituras suspendem aulas

Golpistas se passam por médicos do Dom João Becker para pedir dinheiro a familiares de pacientes

Ação policial que buscou frascos vazios de vacinas na Secretaria de Saúde de Canoas é nova tentativa de criminalizar a gestão municipal; Prefeitura já abriu sindicância

Prefeitura de Canoas atua para reduzir danos do temporal; faça sua parte e lembre-se que descarte irregular de lixo é crime

Ronaldo Becker, ex-treinador do Novo Hamburo e ex-Cerâmica, sofre aneurisma em SC

Prefeitura de Gravataí vai à Justiça para ser incluída em programa de testagem do Estado

NOTÍCIAS RECENTES

Fim de semana tem Pousada dos Carreteiros em Gravataí

27/05/2022 - 14:30

Prefeitura de Canoas pede afastamento imediato da entidade que administra o Hospital Universitário

27/05/2022 - 14:26

Sete em cada dez brasileiros estarão acima do peso em 2030

27/05/2022 - 11:41
Crédito: Carol Barcelos/PMG

Mão na terra: participantes da segunda edição do projeto Hortas Comunitárias dão início ao plantio

27/05/2022 - 10:57
Vale Notícia

O portal valenoticia.jor.br tem a missão de contar as boas histórias do Vale do Gravataí.
Conhece alguma que VALE NOTÍCIA? Compartilha com a gente: (51) 99471-7181.

EDITORIAS

  • Cachoeirinha
  • Canoas
  • Gravataí
  • Negócios de Valor
  • Opinião
  • Urgente
  • Vale Tudo

NOTÍCIAS RECENTES

  • Fim de semana tem Pousada dos Carreteiros em Gravataí
  • Prefeitura de Canoas pede afastamento imediato da entidade que administra o Hospital Universitário
  • Sete em cada dez brasileiros estarão acima do peso em 2030
  • Mão na terra: participantes da segunda edição do projeto Hortas Comunitárias dão início ao plantio

REDES SOCIAIS

Siga o Vale Notícia

Vale Notícia - Criação Web Tchê Digital

Nada encontrado
Ver todos os resultados
  • Gravataí
  • Cachoeirinha
  • Canoas
  • Vale Tudo
  • Opinião
  • Negócios de Valor
  • Vale +

Vale Notícia - Criação Web Tchê Digital

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist