Os ‘anjos’ da Guarda que resgataram cãozinho abandonado na BR-386

Agentes da Guarda Municipal de Canoas salvaram animalzinho, que estava fraco, desnutrido e não mexia as patas de trás

Divulgação/Guarda Municipal de Canoas

A Guarda Municipal de Canoas resgatou na manhã desta sexta-feira (11) um cão que estava abandonado na alça de acesso da BR-386. Com sinais de atropelamento, o animal estava fraco, desnutrido e não mexia as patas de trás.

Guarda, como foi batizada pelos agentes, foi encaminhada para a Secretaria Extraordinária dos Direitos dos Animais (SEDA), onde recebeu tratamento clínico. No atendimento, foi constatado que a cadela foi atropelada. Após o tratamento, a Guarda foi levada para um lar temporário e seguirá sendo acompanhada pela equipe de veterinários da SEDA.

O secretário de Segurança Pública, delegado Emerson Wendt, ressalta que, embora não seja atribuição da Guarda Municipal, o resgate engloba o conceito de segurança pública que envolve a preservação da vida, seja ela humana ou de um animal. “Trabalhamos em diferentes frentes na segurança pública, tanto na parte ostensiva de enfrentamento ao crime, quanto na prevenção às violências e na preservação de vidas. A iniciativa dos guardas corrobora com uma das premissas da Guarda Municipal, que é a proteção e o cuidado”, enfatiza o delegado Emerson.

“A iniciativa dos guardas corrobora com uma das premissas da Guarda Municipal, que é a proteção e o cuidado”, elogiou o secretário de Segurança Pública, delegado Emerson Wendt.

Conforme o secretário da SEDA, Gabriel Gonçalves, a ação da Guarda Municipal foi fundamental para salvar a vida da cadela. “Provavelmente, este animal foi abandonado próximo à via e, desorientado, acabou parando no meio da rua e sendo atropelado. O nosso desafio diário, aqui na SEDA, é coibir a prática do abandono de animais”, afirmou.