O planos para dar aquele trato na região central de Canoas

Prefeitura instaura grupo de trabalho para revitalização do coração da cidade

Foto: Alisson Moura

Ao longo dos próximos dias, um Grupo de Trabalho formado por diversas secretarias municipais de Canoas, realizará uma visita técnica na região central de Canoas. A comissão está traçando um diagnóstico da atual situação do local, para posteriormente, estabelecer um roteiro de ação e execução de revitalização da área.

A primeira vistoria aconteceu na quarta-feira (6). Neste primeiro momento, foram abordados temas como a mobilidade urbana, acessibilidade de calçadas e rampas de acesso, problemas de infraestrutura ao longo da via, poluição visual, deterioração de calçadas e mobiliários, limpeza das paradas de ônibus e conservação dos monumentos históricos da região.

A secretária adjunta do Escritório de Projetos, Ângela Amaral, lembra que durante todo o processo será realizado esse diagnóstico e escuta com os comerciantes da região. “Nossa ideia é padronizar. Na primeira vistoria que fizemos pudemos ver muitos desníveis, calçadas prejudicadas, bancos sem usabilidade e espaços com a pintura deteriorada. Queremos trazer uma nova cara para essa região que é fundamental para a nossa cidade”, frisou.

O objetivo da criação do grupo de trabalho tem por finalidade executar o diagnóstico e deliberar as áreas de atuação de cada órgão, elencando as ações imediatas, e outras de curto e médio prazo, com prazo máximo de conclusão até 2023.

O processo de revitalização abrangerá a área em torno da Prefeitura, Praça da Emancipação, Praça do Avião, Rua Quinze de janeiro até a Rua Domingos Martins. A Avenida Victor Barreto, Praça das Bandeiras e Casa dos Rosa também estão incluídas nesse processo.

Além do Gabinete do Prefeito, estiveram presentes representantes das Secretarias de Transporte e Mobilidade, Segurança e Defesa Civil, Serviços Urbanos, Meio Ambiente, Escritório de Projetos, Secretaria de Obras e subprefeitura da região Centro.