Na quarentena em sua casa, escritora canoense organiza ‘reality’ literário nacional

Com mais de dez livros publicados, Camila Martins organizou de seu quarto um concurso virtual que ganhou o país, com direito a 'paredão' para eleger as melhores poesias

No ano passado, a moradora do bairro São José lançou livro na Bienal de São Paulo — Foto: Keiti Santos

BBB, que nada! O reality da escritora Camila Martins, 30 anos, é cheinho de letras. De sua casa, no bairro São José, em Canoas, ela mobilizou ‘brothers’ do país inteiro para um reality diferente. No Best Seller Brasil, da Camila, o vencedor pode até não ficar milionário da noite para o dia, como a Thelma, mas tem a oportunidade de divulgar toda sua criatividade e habilidade com as palavras em vários cantinhos do Brasil. É que o concurso literário cresceu e ganhou apoio da editora nacional Hope.

Funciona assim: “Os participantes têm mentoria e precisam escrever um conto por semana, dentro da temática e do gênero literário pré-determinado. Os textos com menor avaliação do público e do júri interno vão para a berlinda. O outro indicado é escolhido pelos colegas. Eles disputam pelo voto popular a chance de permanecerem no jogo. Toda semana sai um participante. Ao final, teremos três finalistas”, detalha Camila. Cada participante faz tudo de sua casa, respeitando as regras de isolamento social em prevenção ao coronavírus — e tem gente de todo o Brasil participando. Tudo isso pode ser acompanhado pelo perfil Best Seller Brasil no Instagram.

‘Pirados’ na Bienal de São Paulo

Mas não foi só nessa quarentena que boas ideias fervilharam na imaginação de Camila. Desde os 16 anos, ela já se inspirava em seu bairro para criar cenários para seus contos e poesias. “Escrevo desde os 16, mas foi aos 26 que publiquei meu primeiro livro, em uma plataforma gratuita na internet, de forma despretensiosa”, lembra.

“Tenho participações em antologias e organizei outras duas. Estou sempre envolvida no meio literário”

Escritora canoense já publicou mais de dez livros — Foto: Keiti Santos

E o romance Pirados: Perfeitamente Bagunçados em poucos meses chegou a mais de 50 mil leituras. Isso foi em 2016, e no ano seguinte o livro saiu da plataforma digital para ser publicado pela Editora Chiado. “A partir daí eu não parei mais de escrever. Ao todo são mais de dez livros, em média escrevo três por ano. Tenho quatro publicados por editoras, o ‘Pirados’ pela Chiado e os outros três pela Hope, minha atual casa editorial”, detalha a escritora. Sua principal obra é Céu de Menta, que foi parar até na Bienal de São Paulo. “Com este livro, zerei mais de cinco tiragens e participei também da Feira do Livro de Porto Alegre. Tenho também participações em antologias e organizei outras duas. Estou sempre envolvida no meio literário”, conta. No ano passado, Camila ganhou o prêmio Ecos da Literatura com o livro Muito Além das Rosas.

Os livros publicados por Camila Martins