Modalidade Olímpica: Canoas inaugura a primeira quadra oficial de hóquei do Rio Grande do Sul

Projeto de tornar Canoas uma referência no hóquei iniciou ainda na última gestão de Jairo Jorge, mas não teve continuidade nos anos seguintes

Fotos: Gustavo Garbino/PMC

O prefeito Jairo Jorge lembra que o projeto de tornar Canoas uma referência no hóquei iniciou em sua última gestão, em parceria com a Confederação de Hóquei sobre a Grama e Indoor (CBHG), mas que a iniciativa não teve continuidade nos anos seguintes. “Em 2016, recebemos a grama sintética das quadras utilizadas no Pan-Americano, que o Brasil sediou em 2007. Infelizmente, o projeto ficou arquivado durante os últimos quatro anos. Agora, retomamos esse sonho para preparar nossas crianças, adolescentes e jovens para grandes competições”, ressalta Jairo Jorge.

Na ocasião, o prefeito e o presidente da Confederação, Bruno Patrício Oliveira da Silva, assinaram o Termo de Cooperação Técnica que visa desenvolver programas e atividades no campo da pesquisa, ensino, produção e informação técnico-esportiva. “Com a inclusão do hóquei nos projetos da Prefeitura e com este apoio, certamente, teremos atletas da cidade representando o Brasil em competições internacionais”, comenta Bruno.

O secretário de Esporte e Lazer (SMEL), Carlos Lanes, afirma que a iniciativa também tem o objetivo de capacitar professores de Educação Física e treinadores das unidades da SMEL, promover campeonatos oficiais e realizar treinamento de equipes. Os interessados em participar devem entrar em contato com a Secretaria pelo telefone (51) 32361902 ou ir diretamente ao Centro Olímpico Municipal.

Ainda participaram do evento o presidente da Federação de Hóquei sobre a Grama e Indoor do Rio Grande do Sul, Augusto Dias Dotto; o primeiro presidente da Federação, Carlos Alberto Finco; o vice-prefeito, Nedy de Vargas Marques; e o secretário de Governança e Enfrentamento à Pandemia, Felipe Martini.

O que é o hóquei?
O objetivo do esporte é similar ao do futebol, ou seja, fazer gols no adversário. Entretanto, no hóquei sobre grama utiliza-se tacos para conduzir, passar, driblar e finalizar uma bola de 7,5cm de diâmetro para o gol. Cada time conta com cinco jogadores, que não podem ter contato físico.

Infraestrutura
A quadra já existente foi ampliada, recebeu grama sintética cedida pela Confederação de Hóquei sobre a Grama (CBHG) e foi cercada com tela. O investimento total foi de R$ 44.383,02.