Ministério da Defesa realiza treinamento para profissionais da saúde em Canoas

Hospital da Aeronáutica de Canoas foi designado para ser o Centro de Treinamento da região Sul do país

Força Aérea Brasileira realiza no Hospital da Aeronáutica de Canoas o treinamento de profissionais de saúde para o enfrentamento do coronavírus — Foto: Soldado Lucas Dorneles

A Força Aérea Brasileira (FAB) realiza no Hospital da Aeronáutica de Canoas o treinamento de profissionais de saúde para o enfrentamento da pandemia do novo Coronavírus. A unidade foi designada pelo Ministério da Defesa para ser o Centro de Treinamento da região Sul do país.

O curso ocorre durante o mês de maio, com o objetivo de aprimorar profissionais da saúde para assistência de pacientes com suspeita ou com diagnóstico da Covid-19, realizando procedimentos seguros, com conhecimento técnico-científico sobre a patologia, suas manifestações clínicas e as normas de proteção individual adequadas para si e para os demais membros das equipes de saúde.

Qualificação ocorre durante o mês de maio — Foto: Soldado Lucas Dorneles

Ao todo, 40 militares das três Forças (Marinha, Exército e FAB) participam do curso. Em um primeiro momento, o treinamento é voltado para militares, mas a intenção do Ministério da Defesa é abrir espaço também para profissionais civis, conforme a demanda e a disponibilidade de vagas nas turmas a serem constituídas. As atividades fazem parte de uma ação da Secretaria de Pessoal, Ensino, Saúde e Desportos, do Ministério da Defesa. Durante a transmissão de conhecimentos, são ministradas aulas teóricas e simulações práticas para médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e técnicos de enfermagem. Para tanto, foram disponibilizadas quatro estações com manequins básicos e avançados, monitores/desfibriladores e ventiladores mecânicos, o que permite aos alunos poderem realizar um treinamento de imersão no atendimento ao paciente com Covid-19.

“O objetivo do treinamento é simular a realidade do paciente no ambiente hospitalar”

As equipes de instrução envolvidas nos treinamentos práticos são compostas por profissionais multidisciplinares da área da saúde do Hospital da Aeronáutica de Canoas “O objetivo do treinamento é simular a realidade do paciente no ambiente hospitalar”, explica o chefe da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital e instrutor do curso, tenente e médico Vinícius Ayres.

Segundo o chefe adjunto da divisão de Medicina do Hospital Militar de Porto Alegre, tenente coronel e médico do Exército Frederico Fuhrmeister, aluno do curso, o programa é de alto nível técnico. “Superou as minhas expectativas. Tenho certeza de que agregou muito valor aos profissionais que atuam na linha de frente contra o novo Coronavírus”, enfatiza.