Mais de 82% dos alunos da rede municipal de Canoas estão acompanhando as aulas remotas

Ensino remoto já alcança 82,13% dos alunos da rede municipal de Canoas

Nesta semana, no dia 23, o governador do Estado, Eduardo Leite, sancionou uma lei reconhecendo o Ensino público e privado como essenciais para o Rio Grande do Sul. A lei não obriga a abertura de nenhuma escola neste momento, mas reconhece como essencial a Educação Infantil e também os primeiros e segundos anos do Ensino Fundamental.

Porém, como a liminar que suspende as aulas presenciais em todo o Estado está em vigor, fica mantido o ensino remoto. “Sabemos que para a Educação não há cogestão, mas o Município está bem alinhado com o governo do Estado e com todos os dispositivos legais”, destaca a secretária de Educação de Canoas, Sônia Rosa.

Canoas vem trabalhando juntamente com os gestores escolares e professores. “Neste momento em que estamos somente em aula remota, aproveito para agradecer a esses servidores, diretores, coordenadores pedagógicos e professores, que tanto vêm se empenhando para que alcancemos o maior número de alunos possível”, ressalta Sônia.

Mais de 82% dos alunos da rede municipal acompanham as aulas remotas

“Sabemos que para a Educação não há cogestão, mas o Município está bem alinhado com o governo do Estado e com todos os dispositivos legais”, destaca a secretária de Educação de Canoas, Sônia Rosa

A Secretaria Municipal de Educação liberou todos os tipos de meios de comunicação possíveis –  e-mail, WhatsApp, Meet e até telefone convencional – para que as crianças possam ter acesso e desenvolver suas atividades escolares enquanto as aulas são somente remotas. “Graças a esse esforço, temos hoje, em diferentes plataformas, a participação de 82,13% de alunos. Estamos aguardando agora as evolutivas das atividades que foram enviadas e acessadas”, relata a secretária. Na plataforma oficial da SME, a Classroom, mais de 50% das escolas também conseguiram fazer o acesso, através do e-mail institucional. Os alunos que não têm acesso à internet, ainda não estão recebendo o material impresso, para não aglomerar neste momento de distanciamento social, mas terão Estudos Compensatórios quando voltar o ensino híbrido.

Combate à desigualdade 

A SME vem realizando ainda um trabalho de busca ativa e ajustando toda uma rede de proteção à criança e ao adolescente. “São muitos os impactos dessa pandemia, em especial, no campo educacional. Há o aumento a violência doméstica, o trabalho infantil”, destaca Sônia. Está em andamento ainda um projeto que irá resolver também os impactos na alimentação escolar. O programa do governo municipal mobiliza tanto a Secretaria de Educação, como a de Cidadania e a Secretaria de Governança.

A secretária aponta, ainda, o impacto que as desigualdades causam na Educação. “Se já tínhamos desigualdade antes da pandemia, agora ainda mais. As lacunas de aprendizagem são nossa maior preocupação”, relata.

Programas de recuperação

A SME está instituindo um programa chamado Inspira, que é um grande guarda-chuvas de projetos que pretendem diminuir esses impactos provocados pela desigualdade. Um deles é o projeto Supera, que vai trabalhar com alunos que apresentam déficit de aprendizagem. Outro projeto importante é o Só se for Agora, que vai tratar também da correção de fluxo, quando voltarem as aulas presenciais.

O Inspira traz ainda projetos de valorização dos professores, valorização das boas práticas que vêm sendo realizadas. “Tenho acompanhado nas redes sociais o trabalho fantástico que nossos professores vêm realizando com os alunos. São ações importantes de ressaltar, porque é como a gente consegue alcançar nossos alunos. Eu destaco ainda o papel da família, que vem se empenhando junto com seus filhos na realização das atividades. Fica aqui o nosso agradecimento pelo entendimento da importância da família nesse contexto pandêmico”, reflete a secretária.

Descomplicando o Ensino Híbrido

No dia 31 de março, a SME vai realizar um grande Dia D – Descomplicando o Ensino Híbrido. Será um momento em que todas as escolas municipais de Canoas irão parar as aulas remotas para organizar e avaliar todas as perspectivas da modelagem híbrida, preparando-se para um futuro próximo.