Idoso que arrastou cachorro em caminhonete é preso em Canoas

Foto: Milena Demaman/PMC

Na manhã desta sexta-feira (28), a Polícia Civil de Canoas, juntamente com a Secretaria Municipal de Bem-Estar Animal (SMBEA) e a Rede de Proteção Ambiental e Animais (REPRAAS), realizou busca e apreensão e efetuou prisão do acusado de arrastar um cachorro em uma caminhonete. O crime foi registrado na última terça-feira (25), no bairro São Luís, na cidade.

O homem de 75 anos, com um longo histórico de violência contra mulher, foi autuado na 4ª Delegacia de Polícia. “Com base no vídeo, representamos pelo mandado de busca e apreensão e de prisão preventiva do agressor. Os dois pedidos foram deferidos pelo Poder Judiciário, explicou a delegada Tatiana Bastos.

Em três dias, a Polícia Civil investigou o caso e chegou ao acusado, que, além de crime de crueldade contra os animais, vai responder pelo crime ambiental e pelo descarte irregular do corpo. Na ação, a SMBEA resgatou dois cachorros no local e uma caturrita, em estado de maus-tratos, em uma residência próxima.

A secretária adjunta da SMBEA, Telma Moraes, afirmou que a parceria com a Polícia Civil e a Justiça está fortalecendo o combate aos maus- tratos contra os animais em Canoas. “É uma luta de muitos anos, que hoje é fortalecida com esta rede, mostrando à sociedade a seriedade destes crimes”, destacou.

Os policiais foram até o lixão indicado pelo suspeito, no bairro São Luís, para onde o cachorro teria sido levado. Porém, o corpo estava em estado de putrefação, sem condições de ser feita a necropsia, o que possibilitaria averiguar o horário da morte e se o animal já estava morto ao ser arrastado.