Garantir o abastecimento de insumos para o funcionamento do Hospital Universitário de Canoas (HU) e o cumprimento dos pagamentos em dia referente aos salários de fevereiro dos funcionários. Com esse compromisso, a direção hospitalar a Prefeitura, interventora da instituição, informam que conseguiram finalizar e promover a regularização das pendências financeiras. Apesar de assegurar a normalidade dos serviços sem prejuízos para o atendimento assistencial, o Executivo segue empenhado em desbloquear a conta financeira do HU.
Os atrasos com fornecedores resultaram do bloqueio da conta corrente da instituição de saúde desde o dia 19 de fevereiro. O entrave resulta de problemas relacionados à antiga gestora do hospital, a Fundação Educacional Alto Médio São Francisco (Funam), que se tornou ré em uma ação trabalhista no Espírito Santo. Desde maio de 2022, a Prefeitura realiza a gestão do HU, enquanto faz nova licitação para a seleção de empresa gestora.
“As ações, que estão tramitando na justiça por parte do hospital pedindo o desbloqueio, objetivam a devolução de cerca de 1,5 milhão retido, e para que não haja mais a indisponibilização da conta”, explica o secretário da Fazenda de Canoas, Luis Davi Vicensi. Ele salienta que a Prefeitura, através da Procuradoria Geral do Município, continua trabalhando para liberar a conta e, assim, restabelecer de forma definitiva a situação financeira do HU.
“Esse bloqueio ainda é consequência da desastrosa gestão da Funam, que trouxe prejuízos assistenciais e financeiros para o hospital e para Administração Pública. Agradecemos a compreensão dos funcionários e reafirmamos o compromisso em ter no Hospital Universitário de Canoas uma gestão comprometida com aqueles que mais necessitam: a população”, completa o secretário.
Luis Davi enfatiza ainda que, diante dos desafios impostos pela situação, o Executivo adotou medidas administrativas cabíveis para regularizar os compromissos financeiros e garantir a quitação da folha mensal dos funcionários, que habitualmente ocorre no quinto dia útil.