Hospital Universitário de Canoas assina Termo de Cooperação Técnica com Mãe de Deus

Guilherme Pereira/PMC

A Fundação Educacional Alto Médio São Francisco (FUNAM), gestora do Hospital Universitário de Canoas (HU), e a Associação Educadora São Carlos (AESC), mantenedora do Hospital Mãe de Deus (HMD), assinaram na manhã desta quinta-feira (15) um Termo de Cooperação Técnica com a finalidade de estabelecer a mútua colaboração entre as instituições, visando ao aprimoramento de gestão em saúde e implementação de processos, bem como a realização de benchmarking científico e educacional. Na oportunidade, também foi apresentada a diretoria do Hospital Universitário (HU).

De acordo com o diretor geral do HU, Daniel Souto Silveira, a intenção é aproximar as duas instituições que possuem grande poder de atendimento aos pacientes. “Precisamos de qualidade, atender as demandas do município e recolocar o HU entre os melhores hospitais”, ressaltou. Um exemplo dessa parceria é a criação de uma central de comando de leitos, na qual é possível acompanhar, em tempo real, como estão as internações e evoluções de cada paciente.

O diretor médico do HMD, Euler Manenti, destacou a satisfação da relação com Canoas. “Esse hospital tem uma equipe muito valorosa. Acredito que aqui vivi a maior experiência como médico”, contou, recordando o período em que esteve em uma das coordenações do HU.

O prefeito de Canoas, Jairo Jorge, fez um resgate histórico dos vários períodos do Hospital Universitário, com ênfase à preocupação de não deixar fechar uma instituição tão necessária aos canoenses e para mais de 170 cidades do RS. “Precisamos de foco, união e que toda essa expertise seja utilizada para voltarmos ao período de ouro desse hospital. A nossa grande missão é servir à população”, proferiu. Jairo foi enfático ao falar que a Prefeitura cumprirá seu papel de fiscalização ao atendimento prestado.

O executivo da FUNAM no projeto de gestão do HU, professor e médico Ruy Muniz, acredita que a boa gestão se faz com parcerias e união a fim de promover uma medicina avançada e de qualidade para todos. “A diretoria da FUNAM está feliz e cheia de expectativas com a celebração deste termo”, salientou.

O diretor institucional do Mãe de Deus, Thiago Baisch, relatou que essa parceria converge com a missão das irmãs da mantenedora do hospial, a Associação Educadora São Carlos (AESC), de ajudar o próximo. “Em 2021 o Mãe de Deus teve o melhor resultado da sua história, ocupa o sexto lugar entre os melhores hospitais do Brasil. Isso só faz sentido se levarmos adiante, em busca de uma saúde melhor, seja pública ou privada”, mencionou.

O diretor geral, Daniel, apresentou a diretoria do HU: diretora técnica, Raquel Almeida; diretor de Operações, Rafael Borges; diretor de infraestrutura, Leandro Becker; e diretora assistencial, Fátima Farias. Em nome dos diretores, Fátima falou da satisfação de servir a comunidade, fazendo o que se gosta e mudando vidas. “O hospital é feito por quem está na ponta, atendendo, salvando vidas”, disse referindo-se aos profissionais do HU.

Também participaram da cerimônia colaboradores do HU, o vice-prefeito de Canoas, Nedy de Vargas Marques, e o secretário municipal do Núcleo da Saúde de Canoas, Régis de Oliveira Júnior.

FUNAM – A Fundação Educacional Alto Médio São Francisco (FUNAM) assumiu o gerenciamento, a operacionalização e execução dos serviços de saúde do Hospital Universitário (HU), após ser vencedora do processo seletivo para contrato emergencial, realizado pela Prefeitura Municipal de Canoas. O termo de colaboração 003/22, entre a Prefeitura e a Fundação, tem a vigência de seis meses e passou a vigorar em 27 de janeiro de 2022. Desde então, a FUNAM está gerenciando o HU, com foco na melhoria do atendimento final à população e gestão de processos.