Guarda Municipal de Canoas intensifica Ronda Escolar

Ação faz parte das estratégias de segurança que estão sendo implementadas no Município

Thiago Guimarães/PMC

Na manhã desta segunda-feira (10), teve início o processo de intensificação das ações de segurança e prevenção à violência no entorno das 83 escolas municipais de Canoas. A Guarda Municipal (GM) esteve presente na entrada das aulas no turno da manhã e acompanhará também a saída. O processo se repetirá no turno da tarde.

A ação faz parte de um conjunto de medidas que foram definidas na última quinta-feira (06), através de um plano de segurança montado pela Prefeitura de Canoas, após reunião entre o prefeito Jairo Jorge e as secretárias de Segurança Pública (SMPS), Jovenessa Soares, e da Educação (SME), Beth Colombo, a fim de prevenir a violência e proteger as crianças.

A ação da Guarda Municipal é constante, mas conforme o diretor da GM, Elizandro Silva, o policiamento foi reforçado. “Nós sempre estivemos presentes nas escolas, mas agora estamos dando toda a prioridade para essa questão do policiamento comunitário escolar. É uma atividade ampliada, onde nos envolvemos com a comunidade e os órgãos de proteção e de segurança. Para nós é um trabalho muito importante”. Além disto, ele destaca que a ideia é integrar as forças de segurança. “A ideia é que a integração policial funcione no sentido de reforçar as ações de prevenção à violência, eu acho que existe uma lacuna entre os trabalho das instituições, então a gente pretende uni-las”, comenta.

Uma das escolas que recebeu o reforço da ronda escolar nesta manhã foi a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Gonçalves Dias. “Essa proteção em torno das escolas das crianças é muito boa”, comenta Jeorge Gonzalez, pai de alunos da EMEF. Já para Maria Ireda Barreto de Quadros, a presença da Guarda é essencial para o cuidado com as crianças e adolescentes. “A escola é muito boa, temos que dar valor. Ficamos com medo e, às vezes, deixamos em casa. Mas a presença de proteção é muito boa”.

Ações de segurança
Entre as medidas que serão implementadas nos próximos 90 dias, estão o controle mais rígido de acesso à parte interna das escolas; a elaboração de uma cartilha de procedimentos segurança, capacitação dos diretores e professores; a instalação de câmeras em pontos estratégicos, interligadas com a SME e SMSP; um sistema de alarme integrado com a SMSP. Todas as escolas irão receber os números úteis de contato para dar maior agilidade no atendimento.