Guarda Comunitária cadastra comerciantes e começa a atuar no bairro São José

Trabalho é coordenado pela Secretaria de Segurança Pública de Canoas

A guarnição da Guarda Municipal de Canoas começou a visitar os comerciantes do bairro São José, abrangendo, inicialmente, a área do Loteamento Parque Residencial Universitário. Esse trabalho é coordenado pela Secretaria Municipal de Segurança Pública com o objetivo de ampliar o projeto GM Comunitária. Após a sensibilização e reunião com os empresários cadastrados, será criado um grupo de WhatsApp integrado com a Guarda. Em outubro do ano passado, o projeto foi lançado de forma piloto na área comercial da Rua Júlio de Castilhos no Bairro Niterói.

O secretário de Segurança Pública, delegado Emerson Wendt, destaca que a ideia central da Guarda Municipal Comunitária é de proximidade com a população, mantendo os agentes em contato direto com a comunidade. “O projeto faz uma abertura dialogada com as comunidades, aumentando a interlocução entre a Guarda Municipal e a população para reforçar o policiamento ostensivo nos bairros. Assim como aproxima os comerciantes com os serviços de segurança pública e demais setores da Prefeitura”, explica Wendt.

Focado na qualidade de vida dos canoenses, a GM Comunitária pretende facilitar a parceria entre a população e as forças policiais, entendendo que tanto a polícia quanto a comunidade devem atuar juntas para identificar, priorizar e resolver problemas como crimes ou situações de perturbação de sossego. O policiamento comunitário acontece sempre pelos mesmos guardas, para que a comunidade se sinta mais segura e confiante para falar sobre as demandas.

Para a presidente da Associação de Moradores do Parque Residencial Universitário e Morada das Acácias, Mari Lúcia Larroza, a GM Comunitária é extremamente importante para o bairro. “Traz maior segurança para os comerciantes locais, mas também para todos os moradores, pois reforça o policiamento local. Essa rede direta que vamos criar com a Segurança Pública vai nos garantir mais tranquilidade”, comemora Mari.

Integração com câmeras de segurança
A iniciativa deve contar com a integração das câmeras de segurança particulares ao Centro Integrado de Comando e Controle (CICC). Também são parceiros da Guarda Municipal as demais forças de segurança pública que atuam no município, como a Polícia Civil e a Brigada Militar.