Futebol Feminino: Canoas disputa o Gauchão 2020 com o Sport Club Oriente

Por Robinson Gamboa

Canoas é uma das únicas cinco cidades gaúchas a contar com uma equipe na disputa do Gauchão de futebol feminino, competição que neste ano ficou ainda mais abreviada devido à pandemia. A estreia do Sport Club Oriente será neste domingo (6), contra o Grêmio, no estádio Antônio Vieira Ramos, o Vieirão, em Gravataí.
Esta será a quarta participação do Oriente de Canoas no Gauchão Feminino. De acordo com diretor de futebol feminino Marco Maia, o clube chega na disputa com um time experiente e com algumas revelações que ainda estão em processo de maturidade.
“O tempo nosso de preparação foi muito curto este ano devido a não podermos treinar por conta da pandemia, mas estamos muitos confiantes em fazer uma boa campanha e superar 2019, quando ficamos em quarto lugar”, apontou Marco Maia, que também acumula há 11 anos a função de diretor de comunicação e que também já foi presidente do Clube.
A realidade dos quatro clubes do Interior que disputam o Gauchão Feminino ainda é bastante inferior à da dupla Gre-Nal. Enquanto os times da Capital estão entre os melhores do País competindo na série A nacional, o Oriente, João Emílio, Estrela (Lageado) e Brasil de Farroupilha ainda tentam se profissionalizar, atuando com atletas amadoras que, muitas vezes, precisam trabalhar e estudar durante o dia, treinando somente à noite. Com esse abismo separando os pequenos do Interior da dupla Grêmio e Inter, a maior motivação para o Oriente é conquistar a terceira colocação no estadual, que também vale como título de “campeão do Interior”. O vencedor, nesse caso, ganha vaga para a disputa do Brasileirão série A2 em 2021. Nesse ano, a vaga foi ocupada pelo Brasil, de Farroupilha, que conta com a volante canoense Sara Oliveira, de 18 anos, moradora do Guajuviras.
Marco Maia aponta que o diferencial em favor do Oriente está na comissão técnica, que para este ano foi reformulada e agora conta com técnico, fisioterapeuta, preparador de goleiras, profissional educação física e até analista de desempenho.
“O Gauchão é tiro super curto este ano, quem sabe Davi possa vencer Golias e conquistar vaga no campeonato Brasileiro A2 ano que vem”, sonha o presidente.
Fundado em 1932, o Sport Club Oriente de Canoas tem tradição no futebol amador da cidade e também na região. No feminino, o Oriente foi um dos fundadores da Liga Canoense de Futsal, que nos anos 90 se firmou como principal e mais forte competição da modalidade no Sul do Brasil. Conhecidas como “As Feras do oriente”, as atletas do feminino serão comandadas neste ano pelo professor Tiago Cortez, que faz sua estreia no clube. No treino comandado por Tiago no domingo (29), na chamada Caverna do Dragão, a meio campista Nicole assumiu a faixa de capitã.
Outra novidade para este ano são os patrocinadores que se juntam ao clube em apoio ao time feminino: as empresas DATAPHOTO, TRADER, Academia de Treinamento Funcional STARKER, FAMERCO e Faculdade SOGIPA/DNA de campeão.