Em Brasília, Jairo Jorge busca recursos para construção de quadras poliesportivas em escolas e cobra acesso da BR-448

Prefeito se reuniu com o ministro da Educação, Milton Ribeiro, e com o coordenador da Assessoria Parlamentar da ANTT, Eugênio Câmara

Foto: Luis Fortes/MEC

O prefeito Jairo Jorge cumpriu uma série de agendas em Brasília, nessa quarta-feira (24), para tratar de temas como infraestrutura e educação. A secretária de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Simone Sabin, também participou dos encontros.

Durante audiência com o ministro da Educação, Milton Ribeiro, Jairo Jorge solicitou prioridade na liberação de recursos para a construção de quadras poliesportivas nas escolas municipais. As obras fazem parte de um plano de investimentos da Prefeitura de Canoas para qualificar a educação do município a partir de 2022, com recursos previstos no Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Os projetos já foram incluídos no quarto eixo do Plano de Ações Articuladas (PAR 4), do Ministério da Educação (MEC), mas precisam passar por análise, para que os recursos sejam liberados.

Segundo o prefeito Jairo Jorge, a qualidade da educação básica também passa pela melhoria da infraestrutura das escolas. “Nos meus mandatos anteriores, trabalhei muito para construir quadras poliesportivas na nossa rede municipal. Ainda faltam algumas escolas. Minha meta é chegar a 100%. A prática esportiva é uma ferramenta essencial para o desenvolvimento físico e inclusão social, além tornar o ambiente escolar mais lúdico e atrativo para as crianças e adolescentes”, destacou o prefeito.

Das 44 Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs), 14 ainda não possuem locais adequados para a prática esportiva. A intenção do prefeito Jairo Jorge é que 100% das instituições de ensino do município ofereçam quadras poliesportivas aos estudantes.

Sobre o Plano de Ações Articuladas

O Plano de Ações Articuladas (PAR) é uma estratégia para o planejamento plurianual das políticas de educação, em que os estados e municípios elaboram plano de trabalho a fim de desenvolver ações que contribuam para a ampliação da oferta, permanência e melhoria das condições escolares e, consequentemente, para o aprimoramento do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de suas redes públicas de ensino.

Ainda na capital federal, o prefeito Jairo Jorge se reuniu com o coordenador da Assessoria Parlamentar da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Eugênio Câmara. Na pauta do encontro, a necessidade de construção de uma alça da BR-448 que liga ao Bairro Rio Branco. O acesso estava previsto no projeto original da rodovia e nunca foi executado. Assim, motoristas que se deslocam de Porto Alegre para Canoas precisam ir até o Bairro Mato Grande, tornando o percurso mais longo para o bairro mais próximo da capital.

Na época, a Prefeitura de Canoas deu total apoio à obra da BR-448, que desafogou a BR-116, assumindo, inclusive, a construção do outro acesso da rodovia à Rua das Canoas e a realocação de famílias que viviam no local. Técnicos da ANTT vão avaliar a demanda e darão uma resposta, em até 30 dias, sobre a possibilidade de realização do projeto.