• Gravataí
  • Cachoeirinha
  • Canoas
  • Vale Tudo
  • Opinião
  • Negócios de Valor
  • Vale TV
21 °c
Gravatai
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Vale Notícia
  • Gravataí
  • Cachoeirinha
  • Canoas
  • Vale Tudo
  • Opinião
  • Negócios de Valor
  • Vale TV
21 °c
Gravatai
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Vale Notícia
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Home Canoas

Em 2006, ele perdeu a filha de 12 anos atropelada; Hoje é palestrante voluntário sobre segurança no trânsito

Apesar da tristeza pela perda da filha, Marcos dedica-se a conscientizar o máximo de pessoas sobre os cuidados no trânsito. "Gosto de acreditar que cada palestra minha está salvando a vida de alguém por aí"

Vale Notícia por Vale Notícia
20/05/2022 - 16:35
em Canoas
Foto: Alisson Moura/PMC

Foto: Alisson Moura/PMC

1.1k
Visualizações

O mês de maio é marcado pela campanha internacional Maio Amarelo, que busca conscientizar as pessoas para a importância do respeito no trânsito como forma de evitar o alto índice de mortes e acidentes todos os anos. Apenas no Brasil, em 2021, foram 11.647 mortes no trânsito. O número de acidentes, no mesmo período, foi de 632.764 registros – o equivalente a 72 incidentes por hora no país.

Por isso, a Prefeitura de Canoas está realizando neste mês uma série de ações para conscientizar os canoenses sobre o tema: blitz educativas, exposição de carros acidentados, seminários e pinturas de laços amarelos em locais onde pessoas perderam a vida após um acidente.

LEIA TAMBÉM

“Estamos começando um novo Governo, um novo momento. Com amor no coração e humildade, vamos procurar fazer o melhor para os canoenses”

Participação popular e cidadã: “Vamos retomar a marca das nossas administrações”, diz Jairo Jorge

Marcos Irian Machado Carus, 57 anos, é alguém que há muito tempo trabalha o tema do Maio Amarelo e, ao mesmo tempo, entende a dor de quem perde um familiar em um acidente de trânsito. Carus é agente de trânsito da Prefeitura de Canoas há 14 anos e, desde 2002, dá palestras sobre cuidados necessários para um trânsito mais seguro. “Já fui motorista de ônibus, gosto de dirigir e esse tema sempre chamou a minha atenção, sempre gostei”, afirma.

Ele é chamado por diversas empresas para palestrar de forma voluntária e contar sobre a sua experiência, tanto profissional, como agente de trânsito, como pessoal, após a perda da filha, Mayara, vítima de um acidente ocorrido em 15 de dezembro de 2006.

Mayara, de apenas 12 anos, foi atravessar a rua para encontrar sua amiga, quando um carro em alta velocidade a atropelou, no município de Guaíba. A jovem faleceu em seguida em virtude dos ferimentos. “Por ironia do destino, o filho do homem que a atropelou era amigo da minha filha e jogava bola com ela. Ele não conseguia dormir mais depois pela culpa que sentia. Foi muito triste para todos”, conta.

Apesar da tristeza pela perda da filha, Carus não deixou de realizar suas palestras e ainda intensificou suas ações para poder conscientizar o máximo de pessoas sobre os cuidados no trânsito. “Continuar conversando com as pessoas, tocando seus corações, é uma das coisas que mais me dão forças. Gosto de acreditar que cada palestra minha está salvando a vida de alguém por aí”, afirma.

Arquivo pessoal

Segundo Carus, o excesso de velocidade e a falta de atenção são os grandes vilões dos acidentes de trânsito e deixa um recado. “Se as pessoas andassem mais devagar e com mais atenção, isso evitaria muitos acidentes e mortes. E é um sofrimento que dura pro resto da vida. E quando alguém morre, não é apenas o pai e a mãe que perdem, mas é toda a família, os amigos e colegas. Por isso, muita atenção sempre, pois depois não há como voltar atrás e nem devolver a vida de ninguém”, conclui.

Maio Amarelo

Até o final deste mês, diversas ações seguirão acontecendo em Canoas. Uma delas é a pintura de laços amarelos em locais onde houve vítimas fatais no trânsito. Ao todo, serão 22 laços pintados em ruas e avenidas dos bairros Guajuviras, Rio Branco, Niterói, Estância Velha, Harmonia, Mathias Velho e Marechal Rondon.

Além disso, na próxima segunda-feira, dia 23 de maio, vai acontecer a 2ª edição do Pedal com a Prefa, organizado pela Secretaria de Esporte e Lazer com apoio da Secretaria de Transportes e Mobilidade. O evento será especial sobre o Maio Amarelo e terá início às 20h, em frente à sede da Prefeitura de Canoas (Rua 15 de janeiro, 11, Centro). Todos podem participar usando a cor amarela e não há a necessidade de inscrições ou qualquer tipo de pagamento.

Tags: ComunidadeGente daquiSegurançaSuperaçãoTrânsito
Vale Notícia

Vale Notícia

O portal Vale Notícia é editado pelo jornalista e publicitário Rafael Trajano, pós-graduado em Jornalismo Digital e vencedor do Prêmio Banrisul de Jornalismo. Conhece alguma história que VALE NOTÍCIA? Compartilha com a gente: (51) 99471-7181.

Notícias Relacionadas 

Fotos: Alisson Moura/PMC
Canoas

“Estamos começando um novo Governo, um novo momento. Com amor no coração e humildade, vamos procurar fazer o melhor para os canoenses”

28/03/2023 - 12:57
Canoas

Participação popular e cidadã: “Vamos retomar a marca das nossas administrações”, diz Jairo Jorge

28/03/2023 - 12:51
Jairo Jorge, ao lado dos pais: seu Jahyr, de 95 anos, e dona Gasparina, 92 — Foto Alisson Moura
Canoas

As 5 primeiras medidas de Jairo Jorge no retorno à Prefeitura

28/03/2023 - 12:40
Carregar mais
Deixar um comentário

URGENTE

Suspeito de matar e arrancar a cabeça da esposa em Canoas diz que foi traído

Serviços da Prefeitura seguem afetados pela “limpeza” de fios feita pela RGE em Gravataí

Canoas aguarda definição judicial sobre a concessão ou não passe livre; entenda o motivo

Canoas vai decretar situação de emergência ao longo do dia em virtude dos estragos do temporal

Gravataí entra em estado de emergência após temporal castigar a cidade; Prefeito Zaffa acompanha os trabalhos na rua

Região na rota do ciclone: Prefeituras suspendem aulas

NOTÍCIAS RECENTES

Santa Casa inaugura nova área de Ensino e Pesquisa em Gravataí

28/03/2023 - 16:11
Foto: Jéssica Beltrame/PMG

Prefeito Zaffa assina ordem de início para a reforma do Casarão dos Bina

28/03/2023 - 15:50
Fotos: Alisson Moura/PMC

“Estamos começando um novo Governo, um novo momento. Com amor no coração e humildade, vamos procurar fazer o melhor para os canoenses”

28/03/2023 - 12:57

Participação popular e cidadã: “Vamos retomar a marca das nossas administrações”, diz Jairo Jorge

28/03/2023 - 12:51
Vale Notícia

O portal valenoticia.jor.br tem a missão de contar as boas histórias do Vale do Gravataí.
Conhece alguma que VALE NOTÍCIA? Compartilha com a gente: (51) 99471-7181.

EDITORIAS

  • Cachoeirinha
  • Canoas
  • Gravataí
  • Negócios de Valor
  • Opinião
  • Urgente
  • Vale Tudo
  • Vale TV

NOTÍCIAS RECENTES

  • Santa Casa inaugura nova área de Ensino e Pesquisa em Gravataí
  • Prefeito Zaffa assina ordem de início para a reforma do Casarão dos Bina
  • “Estamos começando um novo Governo, um novo momento. Com amor no coração e humildade, vamos procurar fazer o melhor para os canoenses”
  • Participação popular e cidadã: “Vamos retomar a marca das nossas administrações”, diz Jairo Jorge

REDES SOCIAIS

Siga o Vale Notícia

Vale Notícia - Criação Web Tchê Digital

Nada encontrado
Ver todos os resultados
  • Gravataí
  • Cachoeirinha
  • Canoas
  • Vale Tudo
  • Opinião
  • Negócios de Valor
  • Vale TV

Vale Notícia - Criação Web Tchê Digital

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist