Educação Física com aventura na Escola Rondônia

Esportes de aventura em escola de Canoas: teve escalada, rapel horizontal, slackline, arvorismo com cordas, escadas e rampa e surf sem água

Apresentar aos alunos vivências esportivas diferentes, com uma proposta que desenvolva todas as habilidades motoras e físicas, com atividades que não são, usualmente, praticadas, foi o intuito do professor de Educação Física Jefferson Ramos, da Escola Municipal Ensino Fundamental Rondônia, que provocou os estudantes das turmas do 3º, 4º e 5º anos a participarem de atividades de aventura.

As atividades propostas foram desenvolvidas de forma que todos os alunos pudessem participar, respeitando as limitações individuais de cada um. Todos os exercícios foram adaptados para serem realizados no ambiente escolar. Escalada e rapel horizontal, slackline, arvorismo com cordas, escadas e rampa e surf sem água foram alguns dos exercícios realizados.

O professor Jefferson Ramos entendeu como positivo o retorno dos alunos à prática dos exercícios. “Foi legal de ver o interesse geral de todos, tornando as aulas surpreendentes e gratificantes. Às vezes, a prática apenas dos esportes tradicionais, como futsal e vôlei, exclui alguns alunos por falta de prática. Os esportes alternativos colocam todos no mesmo nível em relação ao conhecimento prévio das modalidades”, lembrou.

No último sábado (20), uma oficina de arvorismo foi realizada na escola com o especialista em escalada e rapel Fabiano Silva dos Santos. “As atividades de aventura, além de proporcionar conhecimento corporal, oferecem oportunidade de vencer obstáculos, superar medos e vivenciar o sentido de cooperação entre todos”, lembra Ramos.