Dr. Nedy: “Quem está no governo tem a obrigação de atender bem à comunidade”

Comunidade do bairro Guajuviras compareceu em peso ao Prefeitura na Rua; foram quase 500 atendimentos!

Fotos: Vinicius Thormann/PMC

Para ouvir, acolher demandas e orientar a população, a gestão municipal percorre diferentes bairros da cidade todos os sábados. Nesta manhã (16), o Prefeitura na Rua, que foi retomado neste mês, chegou para a comunidade do bairro Guajuviras. Prefeito, subprefeito, secretários e diretores municipais atenderam os moradores, conforme distribuição de senhas. No total, a ação registrou 480 atendimentos no Hangar Cultural Oli Borges.

O prefeito em exercício Nedy de Vargas Marques destaca que o projeto consiste em uma ferramenta de participação popular para ouvir e encaminhar as demandas da comunidade sem mexer no orçamento da prefeitura. “Os recursos públicos devem ser utilizados em serviços para a população, e não para servir quem governa. Quem está no governo tem a obrigação de atender bem à comunidade”, frisou Nedy.

Servidora pública, Lisandra Barbosa, de 49 anos, foi o primeiro atendimento do prefeito. Ela chegou às 5h20 para garantir que iria conseguir conversar com o chefe do executivo. Moradora de Nova Santa Rita e trabalhadora de Canoas, ela queria consultar uma possibilidade de cedência para trabalhar no Município vizinho. Mãe de dois filhos, o deslocamento entre os municípios têm sido uma dificuldade. “Foi bem gratificante, tivemos uma conversa muito positiva”, elogiou.

Serviços sociais e de saúde foram ofertados para a população

O Prefeitura na Rua também levou diferentes serviços para a comunidade. Moradora do Guajuviras, Fabiola Diniz de Souza, de 24 anos, aproveitou para fazer o Cadastro Único junto ao Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), que estava com uma unidade móvel no local. “Para quem não consegue chegar até o local do Cadastro Único, no CRAS, poder vir aqui foi maravilhoso. Facilitou muito o acesso”, agradeceu.

Gilberto Coelho, de 63 anos, aferiu a pressão e verificou o índice glicêmico. Além de elogiar o serviço oferecido, ele destacou que o evento é uma maneira do povo chegar até o governo e falar das suas dificuldades. “Eu já consegui sanar três problemas que eu tinha por intermédio do Prefeitura na Rua”, afirmou o morador. A Secretaria de Saúde também realizou a distribuição de preservativos femininos e masculinos, disponibilizou autotestes de HIV, bem como prestou orientações sobre saúde bucal.

Dona Rosangela Flores, 62 anos, que participava pela primeira vez do Prefeitura na Rua, aproveitou para retirar uma muda de planta oferecida pela Secretaria do Meio Ambiente (SMMA).

Atendimentos na Unidade Móvel do Procon, aplicação de vermífugos e consultas veterinárias, além de orientações para o descarte, certificação e coleta de eletrônicos também foram facilidades oferecidas durante esta manhã.