Depois de quatro anos, Carnaval traz a alegria para Canoas

Confira galeria de fotos

Fotos: Alisson Moura/PMC

A expectativa pelos desfiles de Carnaval em Canoas reuniu milhares de pessoas na estrutura instalada na rua República, no bairro Harmonia, entre a noite desse sábado (29) e a madrugada de domingo (30). A festividade recebeu oito escolas de samba canoenses, que fizeram bonito na passarela, após quatro anos de interrupção do evento. No quesito alegria, a nota foi 10, diante de um público estimado em mais de seis mil pessoas.

A família da dona Ercilha Pedroso, do bairro Guajuviras, chegou com uma hora de antecedência. A matriarca da família tem 94 anos e acompanhou todos os desfiles, sentada à beira do alambrado. Acompanhada de filhos, netos e bisnetos, Ercilha viu metade da família passar pela passarela. “O Carnaval nos une, está no nosso sangue. Vamos onde tem desfiles e estamos felizes pela volta desta festa em Canoas”, revelou.

A cerimônia de abertura foi marcada pela entrega simbólica da chave da cidade pelo prefeito Jairo Jorge ao Rei Momo Luís Alberto da Rosa, o Xandy. Em seguida, a escola de samba Império da Mathias abriu os desfiles. Na sequência, as agremiações Pérola Negra, Aquarela do Samba, Tradição de Niterói, Nenê da Harmonia, Unidos do Guajuviras, Rosa Dourada e Soares animaram a festividade.

Para a secretária interina da Cultura, Cristina Colares, a escolha da data de 29 de abril tem um significado especial por ser o Dia Mundial da Dança. Ela explica que a proposta para os desfiles de 2023 foi de inclusão e participação de todas as escolas. “Nosso Carnaval não foi competitivo, pois sabíamos que algumas agremiações estavam com dificuldades, e buscamos dar espaço a todas, porque elas são a expressão da cultura de nossos bairros. Da letra do samba, da bateria, da construção do figurino aos passos de dança, tudo é feito aqui”, afirmou.

O presidente da Associação das Escolas de Samba de Canoas, Noé Oliveira, saudou o retorno dos desfiles na cidade. “O Carnaval é o auge da arte popular e ninguém vive sem cultura. Basta ver a quantidade de pessoas aqui. Os canoenses têm o talento para o Carnaval, muita gente boa daqui está espalhada no Brasil fomentando esse espetáculo”. O presidente também apontou a importância do investimento na festa: “Tenho certeza que não há mais ornamentos nas lojas da cidade, as oito escolas compraram tudo. Nós geramos trabalho e riqueza, movimentamos a economia”.

Com experiência no assunto, a carioca Jurema Carvalho é aposentada e tem 76 anos. Faz 50 anos que ela vive no bairro Harmonia, junto de seu marido Juarez Rodrigues. “Participei muito nos carnavais do Rio de Janeiro, na minha juventude, mas escolhi viver em Canoas. E hoje, esse Carnaval está muito alegre e com uma energia muito boa. Pode apostar, os canoenses sabem fazer carnaval”, revelou.

Destaque também para a segurança, que mobilizou mais de 130 agentes e 30 viaturas. A estrutura garantiu a tranquilidade dos participantes e do público, sem registro de ocorrências.