Como Jairo Jorge colocou o Gracinha nos eixos

Hospital Nossa Senhora das Graças reinaugura ala com 60 leitos SUS e finaliza modernização na internação

Alisson Moura/PMC

“Escolhi vir ao Gracinha como meu primeiro ato de governo, há 10 meses, porque sei do carinho da cidade por este hospital. Encontrei uma estrutura precária, com apenas 118 leitos funcionando. Por isso, trabalhamos muito para colocar novamente o Gracinha nos eixos. Com a ajuda desta nova gestão, passamos a oferecer serviços de qualidade e voltamos a contar com os 303 leitos, que tínhamos antes de o hospital ser entregue a uma empresa sem lastro para administrá-lo”.

Assim, o prefeito Jairo Jorge destacou a importância da reabertura de leitos para a comunidade canoense, nesta quinta-feira (11), quanto o Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG) reinaugurou a Ala 4, a última unidade de internação a passar por obras de modernização. O espaço conta com 60 leitos destinados exclusivamente ao Sistema Único de Saúde (SUS). A unidade foi batizada de Walmor Solano Herrman — médico e ex-vereador de Canoas, falecido em agosto.

Modernização da Ala 4

Última unidade de internação a passar por obras de qualificação, a Ala 4, recebeu benfeitorias estruturais, com novas instalações hidráulicas, sanitárias e elétricas, permitindo que todos os 13 quartos tenham ar-condicionado e televisão. O investimento é da ordem de R$ 800 mil. As obras começaram parcialmente em julho e foram intensificadas em agosto, após a transferência dos últimos pacientes de Covid-19 para o Hospital Universitário (HU).

Obras finalizadas

Na solenidade, Jairo Jorge destacou diversas benfeitorias feitas no Graças em apenas 10 meses de gestão. “Em fevereiro, nos antecipamos à segunda onda de Covid-19 e começamos a recuperar 45 leitos para o tratamento da doença, que ficaram prontos em 30 dias. Depois, criamos o pioneiro Ambulatório Pós-Covid, para tratar os pacientes com sequelas. Diante do risco de apagão, adquirimos um gerador que dá segurança energética ao hospital.” O prefeito ainda lembrou da implantação do terceiro turno de cirurgias, que permite mais de 1,2 mil cirurgias por mês. Assim como a locação do mamógrafo que realiza 1,2 mil exames mensais.

Reestruturação das unidades de internação

Todas as unidades haviam sido encontradas em situação precária pela atual administração. Entre elas, a  Ala 2, que atende convênios, essencial para subsidiar a saúde pública numa instituição filantrópica. As Alas 1 e 3, que atendem ao SUS, também passaram por reformas. Apenas na infraestrutura de internação os investimentos somam mais de R$ 1,6 milhão.

Participaram, ainda, da solenidade, o prefeito de Nova Santa Rita, Rodrigo Battistella; os secretários municipais da Saúde, Maicon Lemos, e de Governança e Enfrentamento à Pandemia, Felipe Martini; o assessor especial da Saúde, Régis de Oliveira Júnior; o diretor-geral do HNSG, Juliano da Silva; e o presidente da mantenedora Associação Beneficente de Canoas, Luis Antonio Possebon; entre outras autoridades. A família do homenageado também esteve presente. A filha Cristina Herrmann destacou que Walmor dedicou mais da metade de sua vida a este hospital.