Com informações em tempo real, sistema nacional de gestão compartilhada de ocorrências irá garantir maior agilidade na segurança em Canoas

O município terá acesso às informações dos incidentes em tempo real, ampliando a comunicação com os órgãos de segurança e diminuindo o tempo de resposta — Foto: Guarda Municipal/Divulgação

A Secretaria de Segurança Pública de Canoas vai aderir a um sistema nacional que possibilita a gestão compartilhada das ocorrências em atendimento pelas forças de segurança pública no país. Por meio da Central de Atendimento e Despacho (Sinesp-CAD), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, o município terá acesso às informações dos incidentes registrados, em tempo real, ampliando a comunicação com os órgãos de segurança e diminuindo o tempo de resposta. No Rio Grande do Sul, já contam com o serviço a Brigada Militar, Polícia Rodoviária Federal e os municípios de Porto Alegre e Bento Gonçalves.

Presidente da Associação dos Secretários e Gestores Municipais de Segurança Pública do Rio Grande do Sul, o secretário de Canoas, delegado Emerson Wendt, tratou da possibilidade de adesão ao sistema com gestores municipais do Rio Grande do Sul e representantes da Secretaria Nacional de Segurança Pública, na última semana. Durante a reunião virtual, 16 prefeituras gaúchas demonstraram interesse em utilizar o Sinesp-CAD, através de um consórcio.

Para Wendt, o acesso à ferramenta pode contribuir para qualificar o trabalho prestado pelas forças de segurança. “A nossa intenção é aderir, em razão de ser um sistema gratuito, que envolve a questão de despacho, atendimento e ocorrências em âmbito nacional, o que vai auxiliar no trabalho das forças de segurança. O próximo passo é encaminhar o processo de adesão e firmar um termo de convênio com o governo federal”, destaca.

Representantes da Diretoria de Gestão e Integração de Informações da Secretaria Nacional de Segurança Pública devem começar a se reunir com os gestores municipais para alinhar as questões que envolvem a adesão à ferramenta. Após o processo, a ideia é que os profissionais de cada cidade passem por um treinamento, para se tornarem multiplicadores do conhecimento sobre o uso do sistema.

Sinesp-CAD
Disponibilizado por meio do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp), o Sinesp-CAD possibilita a integração do atendimento das forças de segurança pública e outros órgãos, promovendo uma gestão mais eficaz dos recursos humanos e melhorando o planejamento operacional. O sistema já é utilizado pela Polícia Rodoviária Federal em 22 estados e no Distrito Federal. Em outras instituições, a ferramenta foi implantada em 11 estados: Sergipe, Amapá, Amazonas, Acre, Pará, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Roraima, Maranhão, Rio de Janeiro e Pernambuco.