Com foco em garantir um ambiente escolar mais inclusivo, a Prefeitura de Canoas entregou para alunos e professores da rede municipal os equipamentos OrCam MyEye. Com acesso fácil e intuitivo, os óculos são referência mundial para pessoas com deficiência visual. O dispositivo é ativado por voz e pode ler instantaneamente textos de livros, da tela de smartphones e reconhecer rostos, sem a necessidade de conexão com a internet.
Em Canoas, a tecnologia irá beneficiar 11 alunos e seis professores da rede municipal, que se encaixam no perfil e aceitaram receber os itens. Para o prefeito Jairo Jorge, os óculos representam uma importante e necessária aquisição para uso dos estudantes cegos ou com baixa visão. “Além do uso escolar, o equipamento auxilia no empoderamento, na independência, socialização e segurança das pessoas com deficiência visual. É papel do poder público garantir todos os recursos para garantir a inclusão social”, destacou o prefeito Jairo Jorge.
“A escola é um espaço de inclusão, por isso é fundamental garantirmos que todos os alunos tenham acesso às informações de forma mais qualificada, com tecnologia contemporânea e já referendada por usuários de diferentes lugares do mundo”, complementou a secretária municipal de Educação, Beth Colombo.
Reforço em sala de aula
Com cegueira no olho esquerdo e baixa visão no olho direito, a professora Michele Beltran, da EMEF Rio Grande do Sul, é uma das docentes que recebeu o equipamento. “Vai me ajudar muito em sala de aula, na leitura de textos para os alunos. Mas também é um projeto que traz muitos benefícios para todo o cotidiano de vida. Acredito que esse é um grande avanço para a inclusão”, relatou.
Quem também recebeu os óculos foi o estudante Gabriel Souza, 13 anos, da EMEF Ceará. Simone Souza, mãe do menino, ressaltou como o aparelho vai ajudar o filho: “É algo sensacional, quando tivemos contato pela primeira vez fiquei emocionada. Tenho certeza de que é uma ferramenta que vai auxiliar muito no desenvolvimento dele, não só em sala de aula, mas para a vida mesmo”.