Campeã mundial de muay thai no front de combate ao coronavírus

Luta de Mara Schorn, que no ano passado trouxe cinturão da Tailândia, agora é como técnica de enfermagem na guerra contra a Covid-19

Luta da canoense Mara Schorn, campeã mundial de muay thai na Tailândia, agora é no front da guerra contra o coronavírus — Fotos: Arquivo pessoal

Ela está acostumada a vencer grandes batalhas. No entanto, mesmo com a experiência de 15 anos como técnica em enfermagem, Mara Schorn garante que nunca imaginou combater um adversário tão temível. A canoense, que no ano passado trouxe da Tailândia o cinturão do Mundial de Muay Thai, trabalha na Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre e está na linha de frente contra o coronavírus. “A rotina no hospital hoje é outra, o cansaço físico e mental é enorme, mas estamos preparados para vencer essa guerra”, afirma. “E eu darei o meu melhor”, crava.

Mara conta que todos os dias os profissionais da saúde do hospital passam por novos cursos e recebem orientações para intensificar o combate ao vírus. “Lidamos com o medo o tempo todo, mas não tem como descrever o quanto é gratificante quando salvamos uma vida”. Mas ela reforça o alerta que as próximas semanas podem vir com o aumento do número de casos de contaminados. E clama para que quem puder, fique em casa. “Fazem dois meses que não vejo minha família, só saio do trabalho para o isolamento em minha casa. É muito difícil ficar longe de quem a gente ama, mas é necessário. Quem pode, deve respeitar o distanciamento social. É a única maneira de vencermos, juntos”.

Histórico da atleta

No ano passado, atleta canoense venceu o Mundial de Muay Thai em Bangkok, capital da Tailândia

Mara é a atual campeã mundial de muay thai na categoria até 67kg. Para não perder a forma, ela improvisa treinos diários em seu apartamento mesmo, no bairro Estância Velha. “Pulo corda e também improvisei pesos para treinar”, conta a atleta, que dedica em média 1 hora por dia para os exercícios. “Se essa pandemia passar, estarei pronta para o campeonato brasileiro, em novembro”, afirma. O título nacional garantiria a Mara uma nova viagem à Tailândia para defender o cinturão do Mundial.