Não se discute no Brasil se a tecnologia deve estar na escola, mas como ela deve ser desenvolvida. Por conta disso, foi lançado, nesta terça-feira (07), o projeto Aprendizes – Digital. A iniciativa acontecerá ao longo de 2023 na EMEF Santa Rita de Cássia, em Nova Santa Rita, e leva oficinas semanais de robótica educacional à rede pública de ensino. Desenvolvida através do patrocínio de empresas privadas por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, alunos do 3º ao 5º ano da escola serão os contemplados com oficinas durante todo o ano. E os professores da escola terão encontros mensais de formação, nos quais serão trabalhadas as possibilidades de inserção da tecnologia e programação em seus planejamentos regulares.
As oficinas serão ministradas pela Robomind, empresa dirigida por educadores especialistas em robótica educacional, que estimulam e potencializam as novas gerações a construírem conhecimentos e desenvolverem tecnologias pautadas no bem comum. A Braskem é a patrocinadora da terceira edição do projeto aqui no Rio Grande do Sul e a realização é feita pela agência Muda Cultural, com apoio da corretora de seguros Lockton e The LYCRA Company, empresa americana do setor têxtil, dona da marca LYCRA®.
“O patrocínio do projeto integra as iniciativas da empresa de fomento ao desenvolvimento das comunidades próximas do entorno de suas unidades industriais. E a educação é um pilar essencial para a construção de um futuro melhor para todos”, afirma o Gerente de Relações Institucionais da Braskem no Rio Grande do Sul, Daniel Fleischer.
Para o gestor cultural da Muda Cultural, Ítalo Azevedo, “com a iminente incorporação da computação à grade regular, a alfabetização digital oferecida pelo projeto a docentes e alunos é o pontapé inicial para que as escolas estejam na vanguarda de instituições do ensino público”, comenta.
A cerimônia de lançamento contou com a presença do poder público local, o Prefeito do município, Rodrigo Battistella, integrantes da Braskem e da Robomind, empresa de robótica educacional. Em sua 3ª edição, o Aprendizes – Digital forma uma média de 200 alunos por ano e centenas de professores, que se tornam agentes multiplicadores, ampliam suas práticas de aula e compartilham seus saberes utilizando-se de um novo ecossistema de oportunidades para ensinar e aprender. Saiba mais em aprendizesdigital.com.br.