Bloco da Prevenção: Hospital Universitário de Canoas conscientiza colaboradores para a prevenção das ISTs

Foto: Clarissa Colares/HU

Com a aproximação do carnaval, o Hospital Universitário de Canoas (HU) organizou o Bloco da Prevenção para sensibilizar os colaboradores durante o intervalo do almoço desta quinta-feira (16). Fantasiados, os profissionais da Tecnologia da Informação, da Ouvidoria, do Banco de Sangue, do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) e do Controle de Infecção participaram da ação, coordenada pela Comissão de Humanização da casa de saúde com apoio do Núcleo de Epidemiologia.

Durante a conscientização, os voluntários distribuíram preservativos masculinos e femininos para os funcionários que acessam os terminais para registro do ponto. Além disso, a turma carregou plaquinhas artesanais com mensagens de alerta para a importância da prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

Para garantir a descontração e chamar a atenção dos colaboradores, o presidente da Comissão de Humanização, Thiago Padilha, ficou encarregado pelas músicas carnavalescas e garantiu o som carregando uma caixinha pendurada no ombro.

“Depois de três anos, conseguimos retomar essa ideia do bloco de conscientização para chamar a atenção dos funcionários para a prevenção da Aids, Herpes, Sífilis, Gonorreia, Tricomoníase, HPV e Hepatites. Tudo isso feito num tom mais leve e alegre, justamente para contagiar os colegas”, destaca Padilha.

Saiba mais:
As Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos e são transmitidas, principalmente, por meio do contato sexual (oral, vaginal, anal) sem o uso de camisinha masculina ou feminina, com uma pessoa que esteja infectada. A transmissão de uma IST pode acontecer, ainda, da mãe para a criança durante a gestação, o parto ou a amamentação.

O tratamento das pessoas com IST melhora a qualidade de vida e interrompe a cadeia de transmissão dessas infecções. O atendimento e o tratamento são gratuitos nos serviços de saúde do SUS.