Preocupada com o bem-estar da população feminina canoense e, também com a prevenção do câncer de colo de útero, considerado uma das principais causas de mortalidade feminina, a Secretaria de Saúde prepara o Dia D de Saúde da Mulher. A programação prevê coleta de exames citopatológicos, testes rápidos para detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), aferição de pressão arterial, agenda de consultas ginecológicas e de planejamento familiar no Centro de Referência Saúde da Mulher além de Práticas Integrativas e Complementares. Todos os serviços acontecem no sábado dia 16 de março das 8 às 17h.
Os serviços vão ocorrer nas Unidades de Saúde (US): Mato Grande, Estância Velha, União, Praça América, Igara, Niterói, Fátima, Guajuviras, Santa Isabel e Concoban, assim como no Centro de Referência Saúde da Mulher. As moradoras de Canoas interessadas podem realizar o agendamento de segunda a sexta-feira, de 11 a 15 de março, das 8h às 17 horas, nas suas unidades.
Conforme a diretora da Atenção Básica, da Secretaria de Saúde (SMS), Hadoika Aiko Ando Lacerda, a ideia é reforçar a importância da prevenção em saúde da mulher. Ela explica que além dos exames, cada US vai oferecer uma modalidade de Práticas Integrativas Complementares, como roda terapêutica, auriculoterapia, reiki, entre outras.