139.562 cestas básicas entregues; o topo do ranking no CadÚnico; milhares atendidos na Acolhida do Bem; e muito mais!

Veja prestação de contas, realizada na Câmara, pela Secretaria de Cidadania de Canoas

A Secretaria de Cidadania (SMC) apresentou, durante o Grande Expediente da Câmara Municipal de Vereadores desta quinta-feira (17), os principais dados de serviços e ações sociais realizadas até o momento durante o ano de 2022. O foco foi apresentar um balanço das principais iniciativas realizadas pela SMC e as secretarias adjuntas de Inclusão e Idosos durante o ano.

O secretário de Cidadania, Juliano Gonçalves, destacou a importância de apresentar as principais ações da pasta. “Fizemos uma prestação de contas, mostrando à sociedade canoense e ao legislativo municipal um balanço do que foi realizado. Canoas é referência no atendimento a pessoas em vulnerabilidade social, com deficiência e idosos”.

Os quatro Centros de Referência em Atendimento Social (Cras), Guajuviras, Mathias Velho, Niterói e Rio Branco, realizaram, em média, 50 mil atendimentos por mês. O foco dos equipamentos é a prevenção de riscos sociais e pessoais, que ocorre por meio da oferta de programas, projetos, serviços e benefícios.

Nos programas alimentares, a secretaria entregou, no total, 139.562 cestas básicas desde 2021 e aumentou o investimento, de R$ 7.750.616,88 no ano passado para 8.787.021,44 neste ano. São quatro tipos de ranchos fornecidos, de acordo com as necessidades de cada público atendido.

Nos números referentes ao Cadastro Único (CadÚnico), Canoas é referência, com uma taxa de atualização cadastral superior às médias estaduais e nacionais, com 86,8% das famílias com cadastro atualizado, a maior taxa entre as 10 principais cidades do Estado. A cidade ainda conta com uma Unidade Móvel para busca ativa de usuários que ainda não estão com dados atualizados, principalmente nos bairros mais afastados.

A grande ação social do ano ficou por conta da Acolhida do Bem, que durante três meses realizou 5.166 atendimentos, de 386 pessoas diferentes, além de 307 pets. A iniciativa ainda ofereceu atividades culturais, corte de cabelo, distribuição de mais de 9 mil marmitas, vagas de emprego e tratamentos de saúde.

Na proteção especial, foram 560 atendimentos mensais em média no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas). Já o Albergue Municipal teve uma média de 870 pessoas em pernoite por mês.